-
Arquitetos: Central Arquitectos
- Área: 6941 m²
- Ano: 2020
-
Fotografias:Alexander Bogorodskiy, João Curíti
-
Fabricantes: Anicolor, Barmat, Geberit, Gessi, Hoermann, Imperalum, Knauf, Lapitec®, Preceram, Secil, Seral, Siedle
Descrição enviada pela equipe de projeto. O edifício está localizado junto à Avenida D. João II, em Braga, no coração do pólo tecnológico da cidade. Trata-se de um projeto de dois blocos habitacionais, destinados a famílias, que contempla preocupações de qualificação urbana e arquitetónica.
As fachadas principais, voltadas predominantemente a poente, estendem-se na horizontal e são rasgadas por grandes varandas. Estas funcionam como prolongamentos das salas e abrem-se à paisagem da cidade. As grandes portadas de vidro deslizantes, com caixilharia de impacto mínimo, servem o propósito de causar a sensação de contínuo entre interior e exterior.
O edifício transpõe o que seriam as partes sociais de uma habitação unifamiliar, tal como o jardim, piscina e salão de festas, para zonas comuns, permitindo que os custos de manutenção sejam partilhados.
A transição entre o exterior e as habitações é feita através de um vasto corredor abraçado pelos dois lados por luz natural, a qual entra por “paredes” de vidro. Quem entra neste espaço é “saudado” pelo jardim, com o qual existe contiguidade visual. O corredor é pontuado por espaços comuns de socialização.
Além do jardim comum, cada habitação dispõe de um “mini-jardim”. Linhas de vegetação debruçam-se sobre as varandas, a partir dos respetivos parapeitos. Cada bloco habitacional tem cinco pisos de habitação. Os blocos dispõem de caves comuns destinadas a arrumos e parques de estacionamento.