-
Arquitetos: Estúdio Trópico
- Área: 2700 m²
- Ano: 2020
-
Fotografias:André Scarpa
-
Fabricantes: Forbo, Knauf, Mekanix, Novidario, Perfilor, Polysistem, Rafael Santana e Carlos Bracatto, Sportin, Thyssem
Descrição enviada pela equipe de projeto. Em 2018 foi elaborado um Plano Diretor pelo escritório Andrade Morettin para orientar o crescimento da Escola Castanheiras pelos 5 anos seguintes, dessas discussões surgiu o programa para a primeira fase de ampliação da escola: uma quadra poliesportiva, refeitório para atender 700 refeições diárias e salas para aulas de artes, música e teatro.
As premissas da escola para o novo projeto eram que a nova edificação fosse implantada nos platôs existentes e que a obra interferisse ao mínimo no funcionamento da escola.
A nova construção, nomeada Arena Castanheiras pela escola, foi implantada na área antes ocupada por um campo de futebol, pequena quadra de vôlei e espaço para aulas de circo. Diante da impossibilidade dos alunos ficarem sem espaço durante a obra para tais aulas de esportes surgiu a idéia de montar uma grande lona de circo na área do estacionamento da escola.
O projeto Arena consiste em uma cobertura de 2.100m² que abriga quadra poliesportiva, pátio e bloco interno de 2 pavimentos.
A estrutura da cobertura, inicialmente idealizada para ser de madeira laminada colada, foi executada em aço. O formato shed foi proposto por otimizar iluminação e ventilação naturais e a implantação garantiu que as aberturas zenitais ficassem voltadas para a face sul. A geometria, aliada ao uso de painéis térmicos na cobertura e nos fechamentos laterais, garantiu um ótimo resultado em conforto térmico e acústico ao espaço como um todo.
Os fechamentos laterais estão soltos 2,30m do piso para favorecer a ventilação natural e para garantir a permeabilidade visual do entorno. Estes fechamentos são compostos por telha trapezoidal de alumínio que em alguns trechos possuem 31% de perfuração, descortinando assim as vistas do entorno, e nos demais trechos é composto por telha sanduíche de 10cm opaca na face externa, perfurada na parte interna e preenchida com lã de rocha, garantindo proteção térmica e acústica ao conjunto.
A cobertura é composta pelas mesmas telhas do fechamento lateral, porém o sistema conta com 20cm de espessura uma vez que é o elemento que mais recebe a incidência dos raios solares. O fechamento dos sheds é feito com painel de policarbonato alveolar e nos trechos com ventilação, por venezianas de policarbonato.
O bloco interno tem estrutura metálica com lajes do tipo steeldeck e conta com climatização nos seus ambientes. No térreo abriga sanitários, refeitório e cozinha e no piso superior, estão as salas de artes, música e teatro.