-
Arquitetos: Kessler Plescher Architekten
- Área: 38 m²
- Ano: 2022
-
Fotografias:Schnepp Renou
Descrição enviada pela equipe de projeto. Dirigindo de Anklam para Usedom e virando à esquerda logo antes da ponte, seguindo as indicações para Wangelkow ao longo de caminhos muito arenosos cercados por florestas, você encontrará Pinnower See. Escondida atrás das árvores, a pequena casa de palha está bem próxima ao lago. Construída em 1958 por seu homônimo, ela agora serve como residência de férias do Dr. Funk e seus netos.
Após mais de 60 anos de ocupação, a casa seria reformada e esvaziada - restando apenas a estrutura de madeira e o telhado de palha. O principal objetivo da reforma era criar um espaço compartimentado em uma planta baixa de apenas 38 metros quadrados. A casa deveria oferecer espaço para seus muitos convidados e números em constante mudança.
O ambiente no térreo continua separado do restante. Todas as funções de serviço são organizadas em uma camada espacial que se desenvolve ao longo das paredes externas. Na fachada de entrada, esta unidade embutida, planejada como um móvel, tem altura de cômodo e acomoda closet, depósito, lavabo e chuveiro. Ela é seguida pela cozinha, que se funde em um amplo banco em frente à janela voltada para a água, emoldurando a visão direta do lago.
O acesso ao terraço e lareira se dá pelo lado oposto da sala. O centro da casa agora forma um grande ambiente aberto como um local de encontro, no meio do qual se ergue uma coluna independente, que imita a planta anterior. Uma escada de inserção leva ao último andar que contém mais quartos.
A paleta de materiais é reduzida: ladrilhos marrom-avermelhados e rosa foram colocados em um padrão quadriculado de grandes dimensões, rotacionados na sala. O grande formato trabalha com a escala e distorce a percepção do espaço. Todos os móveis são feitos em painéis de pinus, contrastando com o móvel amarelo neon, pensado especialmente para o chalé, e os puxadores da cozinha que citam a mesma cor viva.
As superfícies das paredes e do teto, assim como todas as esquadrias da área comum, são pintadas em verde claro para gerar amplitude. O verde escuro do quarto, que parece quase preto, desfoca os contornos do ambiente e proporciona uma vista para o lago.