-
Arquitetos: A4 Architects
- Ano: 2021
-
Fotografias:Vu Nguyen
Descrição enviada pela equipe de projeto. O Projeto TamHouse está localizado no coração de Hanói em um pequeno beco de 3,6 por 16 metros, um tipo de terreno comum na área urbana do Vietnã. A demanda do projeto foi criar uma casa para três gerações morarem juntas. Então, o desafio for oferecer espaço suficiente para a grande família nos feriados sem comprometer a privacidade das pessoas.
Este é um modelo de estrutura familiar comumente visto na cultura asiática, chamado "Quatro gerações sob o mesmo teto". Com uma área bastante limitada em termos de largura e circulação difícil para os idosos, o eixo principal dos fluxos, o elevador e a escada da claraboia foram colocados no final da casa. Além disso, os andares foram separados por função.
Pelas dimensões do terreno, alturas limitadas e sua localização em um pequeno beco, optou-se por criar uma pequena claraboia no final da casa para circulação do ar. Assim, foi possível obter um espaço aberto prioritário para vegetação, sem a necessidade de abrir um grande átrio. O resultado cria um efeito visual para o cruzamento e a fachada.
Aproveitando o beco tranquilo, exploramos o espaço externo para conectar com o interno, criando comunicação dentro e fora, além de expandir o espaço da casa. O átrio e o espaço externo são conectados por uma ponte de aço e uma cobertura acima da entrada. Essa estrutura funciona também um miradouro, de onde é possível interagir com as árvores que crescem no quintal. Escolhemos um osmanthus fragran, uma árvore preciosa com flores perfumadas. Usar apenas uma árvore, para nós, é como assistir a uma fita de "espaço-tempo" registrando a jornada de gerações associadas a esta casa. Esse é o conceito de "ponto de contato" que incluímos no projeto.
Todas as árvores dos andares superiores são usadas como a pele externa da casa, que foi combinada com a superfície construída baseada na lei matemática de transições sólidas e ocas através da fachada da casa, criando uma sensação estética e trazendo privacidade. O piso superior foi concebido como um apartamento multifuncional de dois quartos para uma família nuclear (uma unidade social de dois pais e seus um a dois filhos).
Com a estrutura organizacional acima, a casa será como um modelo de reestruturação conforme a passagem do tempo, os membros da família vêm e vão por gerações. Esta solução melhorará o ambiente de vida dos proprietários e expressará o conceito de “ponto de contato” das pessoas no espaço-tempo.