-
Arquitetos: iHouse estudio
- Área: 90 m²
- Ano: 2021
-
Fotografias:Aldo Lanzi
-
Fabricantes: Cosentino, Adobe Systems Incorporated, Aluminions del Uruguay, AutoDesk, Bia, FV Griferia, Maguinor Maderas, Manto
Descrição enviada pela equipe de projeto. O conceito do projeto parte da decisão do cliente de viver imerso na floresta, não se isolar, mas estar sempre em contato direto com o meio ambiente. A primeira abordagem foi carregada de referências às casas de meados do século, o que foi um importante ponto de partida para começar a projetar a habitação conceitualmente, reinterpretando a lógica das casas unifamiliares em termos contemporâneos.
Seguindo a ideia de criar a sensação de estar imerso na floresta mesmo estando dentro da casa, são criados dois volumes livres do perímetro para articular os espaços interiores e romper o limite com o exterior. Diluindo-o através de duas grandes aberturas paralelas que conferem flexibilidade ao espaço interior.
Seguindo essa lógica, a casa é uma circulação em si mesma, não há limites abruptos entre os diferentes cômodos, mas sim os dois blocos separam e distribuem os espaços. A casa procura interpretar a floresta e permite o usuário deslocar-se livremente sem obstruções, interpretando a lógica do terreno, que passa a fazer parte do percurso exterior. Cria-se a sensação de se deslocar por entre as árvores em todos os momentos, dentro e fora de casa.
O terreno situa-se entre duas ruas em diferentes níveis, apresentando uma variação topográfica acentuada. A casa adapta-se ao terreno a partir da cota da rua alta, sendo este o ponto de chegada. Propõe-se uma continuação da topografia através de dois planos horizontais simples que geram uma plataforma habitável onde se desenvolve o programa habitacional. Respondendo às duas ruas que servem o terreno, colocam-se dois planos verticais que contêm a casa e criam privacidade na área dos quartos.
Imersa na mata em um ambiente repleto de vegetação, a casa surge de surpresa, camuflando-se no entorno. A casa separa programaticamente os serviços da restante casa, os dois blocos contêm banheiros, cozinha e depósitos, liberando os espaços restantes para acentuar o contato direto com o exterior. A floresta é emoldurada o tempo todo para nunca ser perdida de vista.