-
Arquitetos: AR Arquitetos, Fernando Pinheiro Guimarães
- Área: 1400 m²
- Ano: 2021
-
Fotografias:Javier Agustín Rojas
-
Fabricantes: Iara Vidros, Marquelon Serralheria, Pedra de Esquina
Descrição enviada pela equipe de projeto. A ocupação de um desativado galpão industrial, na região da Barra Funda em São Paulo, pelo novo espaço da Galeria Mendes Wood DM, marca a nova fase da galeria, ao mesmo tempo em que se preocupa em remontar os aspectos mais significativos do antigo espaço: fluidez entre espaços internos e externos.
Por se tratar de um galpão industrial, o verde precisou ser criado. Um pátio interno foi aberto, articulando os espaços servidores e o salão de exposição. A relação do verde do jardim com o entorno se dá de duas formas: emoldura uma paisagem para o salão, cuja proporção permite distanciamento e enquadramento, e permite uma continuidade aos ambientes internos, trazendo aos espaços de menor pé direito, maior aconchego.
O grande vão livre garante um amplo espaço expositivo, com generoso pé direito e luz difusa, característicos de um galpão industrial comum nessa região da cidade. Para garantir o máximo proveito desse espaço, a solução projetual foi criar uma caixa dentro da caixa, um cubo branco abrigado pelo envelope metálico pré-existente.
Para o máximo proveito dessas condições, a solução foi criar uma caixa dentro da caixa, um cubo branco abrigado pelo envelope metálico pré-existente. Os planos brancos que o compõem, se organizam de forma independente, soltos, como se apenas apoiados sobre o chão, ou funcionam também em conjunto, conformando um ambiente interior, de pé direito mais baixo, com entradas bem delimitadas.
Não há percurso pré-determinado, permitindo assim maior fluidez entre as obras expostas, e a autonomia do expectador ante a exposição.