-
Arquitetos: V8 Architects
- Área: 100 m²
- Ano: 2022
-
Fotografias:Aiste Rakauskaite
-
Fabricantes: Greeniuz, Kameleon Solar
Descrição enviada pela equipe de projeto. O tema central da Semana de Design Holandesa deste ano é "Prepare-se" e evoca uma mudança de mentalidade: estamos nos preparando, é hora de agir e temos que fazer isso juntos. O principal argumento do Pavilhão Solar é a transição da tecnologia solar para o design solar. Marjan van Aubel: A energia solar precisa de uma perspectiva nova, mais pessoal e que faça parte de nossa cultura. Este pavilhão demonstra que a energia solar pode ser experimentada e usada de uma nova maneira. O pavilhão é uma experiência sensorial e, durante a Semana de Design Holandesa, um lugar para experimentar poeticamente a captação da energia solar.
Os Países Baixos têm uma longa tradição de tornar o meio ambiente o mais lucrativo possível e é conhecida mundialmente por essas soluções. Nosso esforço para tornar nosso planeta mais sustentável, combinado com nossa fome por energia, usa telhados e campos para gerar energia solar. Esta abordagem entra, cada vez mais, em conflito com nossas paisagens e nossas cidades.
Michiel Raaphorst, da V8 Architects: "Atualmente, a energia é captada apenas de maneira tecno-funcional. Exploramos como integrar a energia do sol em nossas vidas diárias para que possamos amá-la e abraçá-la." Construir o pavilhão foi um desafio para o qual a V8 Architects colaborou com mais de uma dúzia de equipes. Raaphorst: "O pavilhão incorpora 380 painéis solares. Deixamos propositalmente todas as conexões, fios e discos visíveis para que os visitantes pudessem ver como funciona. Além disso, o pavilhão é fácil de desmontar. Uma visão prática da estrutura."
Todas essas equipes trabalharam juntas para erguer o pavilhão porque todos acreditaram na mensagem de Marjan van Aubel: agora é a hora de uma revolução solar. A abordagem também foi essencial: envolver o mais cedo possível várias equipes no processo, dando a todos os envolvidos confiança para usarem seu conhecimento e se complementarem. Assim, eles puderam "hackear" um projeto. Foi só por essa abertura que tudo se congregou: partes que acreditaram em inovar, colaborar e, às vezes, não conseguir avançar."
O outro lado da história é poético: a sensação de sol que você sente durante o dia também pode ser experimentada à noite devido à luz e ao calor gerados. Raaphorst: "Usamos a tecnologia para representar um fenômeno natural e captar a energia desse próprio fenômeno natural. Portanto, o Pavilhão Solar retrata a energia e a cooperação do sol."