-
Arquitetos: Atelier MA
- Área: 180 m²
- Ano: 2021
-
Fotografias:Nicolas Da Silva Lucas
Uma entrada para a floresta Mormal. O mercado fica à beira da lagoa Pâture d'Haisne, no coração da floresta Mormal. Localizado na entrada da vila de Locquignol, no Avesnois. O projeto deste centro de acolhimento de turistas e visitantes se baseia na cultura e história da floresta medieval.
Estabelecido no alinhamento do caminho que atravessa o pasto, o mercado ergue-se, contorce-se e abraça a paisagem num só gesto, chegando a anunciar um pasto de outra forma invisível pela floresta e pela paisagem montanhosa que, no entanto, quer revelar.
Um abrigo. A intervenção prevê a criação de um salão coberto cuja função principal será fornecer abrigo para todos os usuários do pasto. O ritmo estrutural acompanha o visitante desde o estacionamento e se abre para a paisagem distante da lagoa e da floresta, através da deformação dos pórticos triangulares.
A telha de castanheiro. O salão é composto de obras bastante audaciosas. Assim, os pilares expostos ao mau tempo são feitos de lariço maciço bruto. Como tem um centro amarelo-rosado, esta madeira gradativamente envelhece e assume uma pátina rosa acinzentada. Instaladas sobre estacas parafuso, elas são desprendidas da laje por meio de cintas.
A estrutura principal de abeto, protegida contra umidade por uma base adaptada, sobe e se adapta às triangulações. Suporte para uma tábua de pinho de Landes, a cobertura revela um Cavaillon de castanheiro dividido, instalado a um terço com um prego de latão. Este material excepcional, expressivo e durável, adquire uma pátina e fica exposto sobre uma saliência de telhado.