- Área: 200 m²
- Ano: 2021
-
Fotografias:Dylan Perrenoud
Descrição enviada pela equipe de projeto. Dois anos de covid levaram a todos a um certo nível de desconfiança. Iniciamos o projeto da Sawerdo com receio de que colocar as pessoas em torno de uma mesa seria perigoso. O risco foi assumido, uma espécie de salto de esperança pelos fundadores, acreditando que os micróbios saltitantes de um vizinho muito fechado nunca seriam um obstáculo para estarmos juntos.
Em vez disso, foi feita uma aposta no cenário oposto: aquele pelo qual a proximidade é um simples vetor de conversa espontânea e de troca muito além do medo de um outro viral.
Nosso projeto espacializou e construiu este "momento" de nossas vidas e colocou tudo e todos ao redor de uma mesa cenográfica e tectônica.
Além das referências óbvias aos materiais tradicionais de panificação, como mármore e prateleiras de aço, a ideia se tornou bastante simples: uma mesa de acolhimento que permite uma variedade de configurações. De alguma forma, o cenário é meio doméstico, meio profissional, entre compartilhar “table d’hôtes” e jantar no interior de uma padaria.
A imagem de Jeff Wall, Dressing Poultry (2007) foi filmada em uma fazenda perto de Vancouver, celebrando um momento de diversão enquanto trabalhava - preparando o que se tornará comida. Com uma estética antípoda do projeto de Sawerdo, esta imagem tem ainda a mesma intenção: trazer o ato de cozinhar, nutrir e compartilhar para um todo unificador social.
Como as caixas de luz de Jeff Wall, a Sawerdo teve a chance de estar em um espaço muito bonito que o projeto revela o máximo possível: uma caixa de luz habitada, onde cenas da vida ocorrem e continuarão a acontecer enquanto compreendermos que somos todos seres biológicos ou “outros virais”.