-
Arquitetos: Bayer & Strobel Architekten
- Área: 6155 m²
- Ano: 2022
-
Fabricantes: ALPGATE DEUTSCHLAND GmbH, GIMA | Girnghuber GmbH, Schüco
Descrição enviada pela equipe de projeto. O principal desafio consistiu em organizar as três unidades (serviço de resgate, corpo de bombeiros profissional e voluntários) de uma forma funcionalmente sensata que, ao mesmo tempo, cumprisse os altos requisitos de proteção contra ruído. No entanto, as partes individuais do edifício também deveriam criar uma estrutura geral concisa que fizesse justiça a sua posição privilegiada visualmente, logo na entrada do distrito.
A ideia básica do projeto é uma estrutura angular que protege todos os usos que podem produzir muito ruído, como: alarmes, pátios de exercícios, estacionamento e uma área de entregas do bairro residencial vizinho. Isso determina as áreas externas das unidades e cria uma rota sem cruzamentos.
Ao mover sutilmente a posição da estação de resgate no piso térreo, é criada uma situação de entrada espacialmente atraente: uma passagem aberta para o pátio interno. Além disso, o pátio divide o edifício a oeste com um muro na altura da cintura – muito compatível com a escala da vizinhança.
No interior, as áreas funcionais individuais são claramente estruturadas: no térreo, os corredores de veículos com usos secundários e, no superior, administração, recreação e esportes.
Os tijolos de clínquer como um material de fachada durável, de baixa manutenção e de altíssima qualidade enfatiza a aparência plástica do edifício. Além disso, pode ser usado para componentes como fechamentos, pavimentação etc. Em termos de conteúdo, refere-se à arquitetura funcional clássica: a cor vermelha usada para o quartel de bombeiros.