- Área: 3500 m²
- Ano: 2018
-
Fotografias:Umang Shah
-
Fabricantes: Hybec, Jaquar, Vraj Marbles
Descrição enviada pela equipe de projeto. A casa está localizada nos arredores da cidade indiana de Ahmedabad, em meio a uma densa área rural. Ao projetar, muitas vezes tentamos entender a personalidade dos usuários. Esta casa, sendo nossa, foi composta por um briefing integrado de todos os membros da família que inclui um engenheiro estrutural, um arquiteto e um arquiteto paisagista. O conceito era projetar uma casa na qual fosse possível aproveitar o cenário do jardim e o céu desde os principais cômodos. Todos os membros são amantes da natureza e fotógrafos da vida selvagem, com isso, a paleta de materiais de tijolos, concreto aparente, estrutura de aço exposta e muitas trepadeiras e plantas que cobrem a casa foram os principais aspectos do processo de projeto. Aqui, a arquitetura é envolvida por verdes.
A tela rústica de tijolos que cobre densos aglomerados de bambu cria um gesto de boas-vindas com um vislumbre de uma casa de fazenda. Ela leva a uma pequena ilha de plantas xerófitas esculpidas, que delimitam o primeiro plano. A varanda funciona como um limiar para a forma construída que se estende até uma área de estar com uma parede de tijolos voltada para a luz solar leste. A zona semiprivada, com sala de estar, sala de jantar e cozinha está alinhada em um eixo. Esses espaços têm 3,6 metros de altura, o que proporciona uma visão ampla do jardim, juntamente com trepadeiras caindo da cobertura de aço através de persianas envidraçadas de altura total.
O eixo perpendicular à zona semiprivada é composto por áreas privadas que compreendem todos os quartos concebidos com pátios privados. Este arranjo permite que a luz do sol da manhã e da lua a noite passe através das árvores, lançando padrões marcantes de luz e sombra. O quarto principal se abre com vista para o jardim ao leste e um pátio na direção oeste. Este quarto com luz solar filtrada é um local perfeito para o chá da manhã e leituras noturnas. O pátio com chuveiro entre as bananeiras e costelas de adão cria uma aura tropical.
A laje em balanço e uma cobertura de aço mitigam o forte sol do verão e permitem a sua entrada no inverno, que também atua como um elemento para as trepadeiras. O espaço da varanda central é uma plataforma flutuante cercada por um lago de lótus, que é conectado por uma ponte de madeira desde a área de jantar. Aqui, a família passa a maior parte do tempo observando tranquilamente a flora e a fauna.
O piso de pedra Kota polido, sendo um material indígena, proporciona um efeito fresco em um clima quente e seco. O teto de concreto aparente tem um material de cobertura isolante. O telhado e as paredes de tijolo aparente contrapõem sutilmente o piso. Cada pátio é revestido com pedra Dhangadhra local, que também reflete a sensação de terra em uma casa de fazenda.
Nos invernos, os Sunbirds encontram o néctar nas árvores do jardim, nos verões, os pavões se alimentam dos botões das flores e as monções trazem os sapos pulando nas folhas flutuantes da lótus! Esquilos correm ao longo da perfumada trepadeira Madhumalti, os pássaros koels indianos lutam por uma mordida suculenta dos frutos da palmeira e macacos nunca perdem a chance de comer as flores dos flamboyants. Ao todo, essas pequenas atividades ao redor da casa fortalecem o ecossistema e superam a experiência do viver.