-
Arquitetos: Flat6 architects, aestudiooo
- Área: 280 m²
- Ano: 2020
-
Fotografias:Trieu Chien
-
Fabricantes: INAX, Rangdong
Descrição enviada pela equipe de projeto. Uma das questões recorrentes quando projetamos casas tubo estreitas no contexto urbano, é: como criar espaços que facilitem as interações e comunicações entre os membros da família?
Para isso, criar e potencializar vazios dentro da casa é importante e necessário, mas sempre há “conflitos”. Particularmente na Casa HH, onde três gerações vivem juntas, apesar da diferença de idade e dos hábitos peculiares de cada membro da família, resultantes da necessidade de espaços íntimos e privados - espaços sólidos. Esses espaços fechados ocupam uma parte significativamente grande do volume da casa, ao mesmo tempo, em que reduzem a interação dos membros da família.
A estrutura da Casa HH é formada pela mudança contínua do nível dos pavimentos. Esta estratégia ajuda o fluxo dos espaços a ser contínuo, enquanto configura ambientes abertos que despertam a conectividade tanto em locais privados quanto comunitários.
Os espaços comuns são posicionados no centro da casa verticalmente e rodeados por quartos privados, seguindo a política de distanciamento; a distância mais próxima ao espaço comum é priorizada em relação ao quarto do avô, seguido do quarto dos pais e do quarto das crianças.
Entre os espaços privados e comunitários estão as zonas transição, que não apenas melhoram o microclima da casa, mas também ofuscam a fronteira entre estes espaços. Como resultado, todos podem escolher para si mesmos “seu próprio céu pessoal”, enquanto ainda têm a chance de sinalizar e se conectar mutualmente por meio de olhares, gestos ou sons. Sob este teto, em todos os cantos da casa, eles podem facilmente chamar: “Desça, o jantar está pronto” ou “É hora do chá!”