-
Arquitetos: Arquitetura Equestre, Rossana Cerello
- Área: 1201 m²
- Ano: 2022
-
Fotografias:Evelyn Muller
-
Fabricantes: Amazonas Marmores, Atriballi Tapetes, Energytech, Energytech, Eurosystem, GS marcenaria, Gianefer madeiras especiais, Kiko Esquadrias, Kohler, Lumini, MMC Engenharia, Monet, Oliver, Portobello, Sereno Engenharia, Star House, Stone
Descrição enviada pela equipe de projeto. Localizada dentro de um haras para cavalos de polo em Helvetia- Indaiatuba/SP, a região é um refúgio para os amantes do esporte, considerada uma das maiores concentrações de campos oficiais de polo. Esta casa sede de haras foi idealizada pelo proprietário para ser seu ponto de encontro e lazer com amigos do cavalo e familiares. Para isso, quatro confortáveis suítes foram projetadas, sendo a máster do casal – e todas interligadas por um terraço.
Com uma topografia favorável, belas vistas do entorno, a edificação se acomoda no eixo central do campo de polo bem à frente da piscina com borda infinita, proporcionando uma vista excepcional do gramado com vegetação nativa logo a frente. Composta pelo volume principal onde está a área intima da casa de campo e uma volumetria deslocada com eixo diagonal onde estão os cômodos sociais (living, sala de jantar, área gourmet) para captar tanto a vista para o campo de polo como a vista do pôr-do-sol, na extremidade oposta estão os cômodos da cozinha e dormitório de funcionários.
Através de amplas aberturas, todos os quartos têm vista para a área de lazer e caixilhos piso teto a fim de maximizar a entrada de luz natural e borrar a linha de transição entre espaços internos e externos.
Uma das solicitações do proprietário desta casa sede de haras era que tivesse uma arquitetura contemporânea e sua estrutura fosse metálica, assim como a das cocheiras de cavalos já existentes no local. Outro pedido era que toda a estrutura fosse aparente, desta maneira, pilares metálicos não foram revestidos e sim valorizados com um ponto de iluminação no piso para destacar seu volume.
Por estar em uma parte mais baixa do terreno em relação a área das cocheiras e espaços dos cavalos, um jardim foi projetado sobre a laje para mitigar o impacto visual e se mesclar ao entorno. Além de possibilitar a apreciação das belas vistas da propriedade.
Fundamental também para a complementação do projeto arquitetônico foram os projetos de paisagismo e arquitetura externa desenvolvidos pelo paisagista Roberto Riscalla e sua equipe que adornam toda a construção tornando o visual de todo o conjunto mais belo e harmônico com a natureza do haras.