-
Arquitetos: MA Office
- Área: 404 m²
- Ano: 2021
-
Fotografias:Mohammad Hassan Ettefagh
-
Fabricantes: Ghazvin Glass, KWC
Descrição enviada pela equipe de projeto. A relação interna da casa, como célula arquitetônica, e a cidade foi a principal intenção por trás da concepção deste projeto. O volume está localizado no terreno do antigo prédio do proprietário, com dimensões de 10×20 metros, situado entre a movimentada rua de Ostadan e uma estreita via na cidade de Hamedan, Irã. O desafio principal era encontrar uma resposta às relações diretas/indiretas do espaço habitacional da casa com estas duas vias. Nas casas antigas da cidade de Hamedan, a varanda é considerada um espaço ativo que conecta o interior com o exterior.
Hoje em dia, nas casas convencionais, a fronteira entre o interior e o exterior é feita pelas paredes e os limiares, como as portas e as janelas. Neste projeto, devido ao uso de dois envoltórios espaciais de tijolos nos dois lados da casa, o limite se transformou em dois espaços vazios habitáveis: duas varandas semiabertas/semifechadas, os espaços intermediários da família em relação à rua. Esses dois espaços vazios revelaram a relação entre o interior e o exterior, o céu e o horizonte e, ao mesmo tempo, conectaram os andares.
A dialética dos espaços vazios com o calor do tijolo, juntamente com as vistas para o exterior, criaram uma atração especial. A utilização de planos envidraçados, além de enfatizar os vazios, permitiu aos moradores a experiência de estar entre o chão e o céu.
Este volume compreende o térreo: composto por espaços interiores e espaços de conexão, estacionamento, uma pequena suíte e um depósito. Além disso, ele abriga sala de jantar e estar, cozinha principal, banheiro e quarto de hóspedes no primeiro andar, e dois quartos para as crianças, um quarto para os pais, sala de jantar, uma pequena cozinha e um banheiro no segundo andar.