Edifício Eagle + West (Greenpoint Landing Bloco D) / OMA / Jason Long

Edifício Eagle + West (Greenpoint Landing Bloco D) / OMA / Jason Long - Fotografia de Exterior, Urbano, JanelaEdifício Eagle + West (Greenpoint Landing Bloco D) / OMA / Jason Long - Fotografia de Exterior, Fachada, JanelaEdifício Eagle + West (Greenpoint Landing Bloco D) / OMA / Jason Long - Fotografia de Exterior, EscadaEdifício Eagle + West (Greenpoint Landing Bloco D) / OMA / Jason Long - Fotografia de Interiores, Mesa, Janela, Cadeira, VigaEdifício Eagle + West (Greenpoint Landing Bloco D) / OMA / Jason Long - Mais Imagens+ 33

  • Arquitetos: OMA
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  80
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2022
  • Fotógrafo
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  STACBOND
  • Arquitetos: OMA New York
  • Sócio Responsável: Jason Long
  • Projeto: Yusef Ali Dennis, Christine Yoon
  • Equipe: Remy Bertin, Jingyi Bi, Sam Biroscak, Titouan Chapouly, Ken Chongsuwat, Marie-Claude Fares, Yashar Ghasemkhani, Anders Grinde, Wesley LeForce, Chong Ying Pai, Nathan Petty, Andres Rabano, Laylee Salek, Alan Song, Wo Hong Wu, Soojung Yoo, Steven Young, Juan Pablo Zepeda
  • Fachada: Thornton Tomasetti
  • Estruturas: DeSimone Consulting Engineers
  • Arquitetura Paisagista: Field Operations
  • Design De Interiores: Beyer Blinder Belle Architects & Planners LLP
  • Iluminação: Focus Lighting
  • Acústica: Cerami Associates
  • Cidade: Brooklyn
Mais informaçõesMenos informações
Edifício Eagle + West (Greenpoint Landing Bloco D) / OMA / Jason Long - Fotografia de Exterior, Urbano
© Jason O'Rear

Greenpoint fica no extremo norte do Brooklyn, onde Newtown Creek encontra o East River. O bairro - às vezes chamado de "Pequena Polônia" - historicamente consistia em casas geminadas baixas com indústrias nas margens do rio. A fronteira industrial, que incluía construção naval, fabricação de cordas e atividades mais tóxicas, como refinamento de petróleo, separava o bairro do East River.

Edifício Eagle + West (Greenpoint Landing Bloco D) / OMA / Jason Long - Fotografia de Exterior, Urbano
© Jason O'Rear

Como parte de um novo zoneamento de Greenpoint e Williamsburg em 2005, nosso terreno e os quarteirões ao norte e sul foram catalogados para receber uma nova densidade residencial - introduzindo pares de torres de trinta e quarenta andares para incluir habitações com preços de mercado e acessíveis (30% das unidades acessíveis). Em troca, esse novo empreendimento abriria o acesso ao East River e ao longo dele. Nosso terreno está na conjunção da malha primária de Greenpoint e uma malha secundária que se estende perpendicularmente a Newtown Creek. Esse ponto de encontro oferece vistas panorâmicas de Manhattan, mas também corta a extremidade oeste do terreno, criando um contorno trapezoidal e restringindo o tamanho do quarteirão. Nosso desafio era encaixar a quantidade desejada de moradias em um terreno e um bairro que pareciam pequenos demais para acomodá-las.

Edifício Eagle + West (Greenpoint Landing Bloco D) / OMA / Jason Long - Fotografia de Exterior, Urbano, Janela
© Jason O'Rear

O zoneamento permitia uma superfície máxima de 1022 metros quadrados. Rapidamente descobrimos que essa escala e os recuos necessários resultariam em apenas 12 metros de separação entre nossas duas torres - uma proximidade desconfortável que prejudicava o potencial do local e criaria um muro na vizinhança. Começamos reduzindo seus tamanhos para permitir 18 metros de espaço aberto, mais parecido com a escala de uma rua típica. Poderíamos, então, expandir e contrair estrategicamente as torres para criar zonas de máxima eficiência dentro de cada uma delas.

Edifício Eagle + West (Greenpoint Landing Bloco D) / OMA / Jason Long - Fotografia de Exterior, Janela, Tijolo, Fachada
© Jason O'Rear
Edifício Eagle + West (Greenpoint Landing Bloco D) / OMA / Jason Long - Fotografia de Exterior, Janela
© Jason O'Rear

As duas torres se inclinam e se afastam simultaneamente. A torre mais alta é alargada para o leste à medida que sobe, maximizando as vistas e criando uma fachada espetacular para o bairro. A torre gêmea inferior é alargada em direção ao solo para se conectar com um novo parque à beira-mar. As duas torres são projetadas para criar terraços e balanços que as unem como se fossem um único bloco. Como um zigurate e seu inverso, as duas torres são diferentes, mas intimamente ligadas pelo vazio que as separa. As formas escalonadas dos volumes e a articulação de suas fachadas medeiam o inevitável contraste de escala entre as duas torres e o bairro existente. O escalonamento divide a torre em blocos de sete a oito andares que refletem a escala dos prédios vizinhos. A fachada reforça esta subdivisão.

Edifício Eagle + West (Greenpoint Landing Bloco D) / OMA / Jason Long - Fotografia de Exterior, Escada
© Jason O'Rear
Edifício Eagle + West (Greenpoint Landing Bloco D) / OMA / Jason Long - Fotografia de Interiores, Mesa, Janela, Cadeira, Viga
© Jason O'Rear

Enquanto a parede de vidro do The Avery se destacava em San Francisco, nossa proposta buscava aqui abraçar a solidez. A incorporação de grandes janelas com 2,5 x 2,5 metros em uma malha de concreto pré-moldado mantém as vistas amplas e facilita as complexas negociações entre o interior das unidades e a fachada. A solidez também cria um conjunto de edificações que se integra melhor ao bairro. Como as fachadas de telhas dos condomínios Greenpoint, os painéis pré-moldados são esculpidos por uma série de planos angulares. Os painéis de cada “bloco” do volume alternam sua orientação para destacar a escala mais fina das torres, um relevo dinâmico que reage ao movimento do sol.

Edifício Eagle + West (Greenpoint Landing Bloco D) / OMA / Jason Long - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, Sofá
© Jason O'Rear
Edifício Eagle + West (Greenpoint Landing Bloco D) / OMA / Jason Long - Fotografia de Interiores, Janela
© Jason O'Rear

As torres à beira-mar geralmente tentam maximizar as vistas do rio e estabelecer uma fachada distinta e até mesmo icônica no horizonte. Muitas vezes, isso significa virar as costas para a vizinhança, criando uma "fachada posterior" e desvinculando a torre de seu contexto. Aqui, um conjunto de balanços - estendendo o edifício por 15 metros de sua base - está voltado para o leste em direção ao Greenpoint, apresentando nossa fachada mais marcante para o bairro.

Edifício Eagle + West (Greenpoint Landing Bloco D) / OMA / Jason Long - Fotografia de Exterior, Fachada, Janela
© Jason O'Rear

Ecoando as origens pastoris do Greenpoint como um bairro de fazendas familiares, dois níveis de espaço verde se abrem para a orla. Os terraços são enquadrados por um conjunto de espaços comuns. Acima deles, as torres são ligadas por uma ponte com vista para o horizonte de Manhattan. O Greenpoint Landing pretende ser uma plataforma para viver: conectando passado e futuro, interior e exterior, paisagem urbana e orla.

Edifício Eagle + West (Greenpoint Landing Bloco D) / OMA / Jason Long - Fotografia de Exterior, Urbano, Viga
© Jason O'Rear

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Brooklyn, NYC, Estados Unidos

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Escritório
Cita: "Edifício Eagle + West (Greenpoint Landing Bloco D) / OMA / Jason Long" [Eagle + West (Greenpoint Landing Block D) / OMA / Jason Long] 19 Dez 2022. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/993585/edificio-eagle-plus-west-greenpoint-landing-bloco-d-oma-jason-long> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.