-
Arquitetos: Hans Sterck, Objekt Architecten
- Área: 2045 m²
- Ano: 2022
Descrição enviada pela equipe de projeto. Aalst é historicamente uma cidade industrial importante do rio Dender. Desenvolveu principalmente sua indústria têxtil, setor do qual a cidade se tornou o epicentro no século XVIII. Um remanescente desta idade de ouro pode ser encontrado ao longo da via Pierre Corneliskaai. O que antes foi uma tecelagem, se tornou uma fábrica da Tupperware e hoje é o novo showroom de móveis assinados pelo designer especialista em banheiros e cozinhas Sterck NV.
Ao renovar este edifício histórico, foi importante preservar seu caráter industrial. O edifício distingue-se pela arquitetura típica de tijolos e é composto por três vãos simétricos. A distinta fachada é rica em belos ornamentos de tijolo com nuances. Embora o armazém não tenha sido incluído na lista de edifícios protegidos, é considerado um valioso patrimônio arquitetônico. O exterior do edifício foi restaurado em toda a sua glória usando um processo de limpeza especial para agregar valor ao local e à cidade.
Na fachada frontal original do armazém, observam-se grandes planos retangulares em alvenaria em relevo. No ritmo desses planos, as aberturas foram reforçadas com uma moldura de concreto arredondada no topo. Por um lado, o concreto utilizado contrasta bem com os tijolos antigos. Por outro, também atua estruturalmente. A nova marcenaria exterior foi colocada atrás da fachada para que fique escondida pela nova estrutura de concreto. Grandes aberturas de janelas também foram fornecidas na fachada lateral, adjacente ao estacionamento, que servem como vitrines e fornecerão luz natural suficiente ao edifício.
O tamanho do edifício exige grandes movimentos arquitetônicos para os três vãos servirem de showroom. Aqui, a relação entre a estrutura do edifício e a disposição dos móveis tiveram de ser cuidadosamente determinada. Portanto, ao projetar o interior, optou-se por trabalhar com três matérias-primas - concreto, metal e madeira - que preenchem o espaço aberto e subdividem o edifício devido ao seu tamanho. Ao longo dos corredores esquerdo e o do meio do edifício, foi colocado um disco de concreto, apoiado em três pilares arquitetônicos
Essas estruturas recebem, assim, uma função adicional de fundo para exibição do mobiliário. O disco cria um teto e uma sensação mais fechada no showroom inferior. Ele também fornece espaço útil adicional no piso superior no espaço aberto de outra forma. Este piso criado é acessado através de duas generosas escadas de concreto (um lance e uma escada em espiral). Uma passarela o conecta ao volume "metal" atrás dele.
Nos corredores esquerdo e intermediário, um volume de metal foi colocado na parte de trás do edifício. Este volume abriga escritórios, depósitos, banheiros, salas técnicas e uma cozinha onde podem ser organizadas demonstrações de culinária. Cobrir este volume com metal expandido também reforça visualmente as diversas funções. A partir deste bloco metálico, foi criado um grande pátio ao nível do corredor direito, dentro dos limites originais do antigo armazém.
Por um lado, este espaço ao ar livre fornece luz no grande vazio adjacente onde os locais de trabalho flexíveis existem. Por outro lado, plantas trepadeiras podem crescer aqui para criar um oásis verde que permite que o mobiliário de exterior seja exibido em um ambiente único. Um piso adicional foi projetado na seção direita, onde um terceiro elemento, a madeira, prevalece. Este andar é separado da fachada frontal e posterior, permitindo que o visitante continue a experimentar o espaço também neste corredor. Através de uma escada centralizada no espaço de pé-direito duplo na frente, chega-se ao andar totalmente acabado com piso de parquet de madeira em dois níveis.
A linguagem arquitetônica e as escolhas de interiores são usadas para reforçar o caráter industrial e histórico deste valioso edifício sem cair em estereótipos. A função final do edifício cria uma tensão interna como um showroom de móveis. Os itens modernos em exibição irão melhorar o conjunto e vice-versa. A experiência foi buscada no sentido amplo da palavra. Um lugar onde as pessoas podem explorar em paz.