-
Arquitetos: Huajian Group Shanghai Architectural Design & Research Institute
- Área: 23000 m²
- Ano: 2022
-
Fotografias:Song Lin, 3000images
Descrição enviada pela equipe de projeto. A maioria dos nossos arquitetos são pais de crianças em idade escolar. Desde o início, consideramos o projeto desta escola como uma oportunidade preciosa. Durante projeto, focamos bastante nos sentimentos das crianças e prestamos atenção nas experiências criadas para que fosse concebido um espaço mais livre e natural para elas. A Escola Primária de Língua Estrangeira Shanghai Fushan Tangcheng está localizada na interseção da Yupan North Road e da Peide Road na Nova Área de Pudong. A escala do projeto é de 40 turmas primárias, com quatro pisos acima do solo e um piso subterrâneo. A área total de construção é de 23.000 metros quadrados. O projeto organizou o espaço de ensino e um auxiliar e cercou o prédio de distribuição de alimentos, prédio de ensino e prédio de escritórios em um grande espaço compartilhado, formando um campus semiaberto.
Espaço Público Composto - A idade dos alunos do ensino básico é dos 6 aos 11 anos. As mudanças psicológicas nas crianças durante esses cinco anos são enormes. Crianças de 1 a 3 anos que vão para a escola precisam de espaços seguros e confortáveis. No entanto, os alunos mais velhos esperam ter mais atividades coletivas e sociais. O espaço que eles precisam é muito diferente. Criamos um espaço público composto no meio. Os andares superior e inferior estão intimamente ligados e podem ser transformados. Uma série de pátios verdes e escadas conectam os espaços públicos superiores e inferiores, formando um local rico espacialmente. Esperamos que a camada inferior do espaço composto possa abrigar a inocência infantil. A altura do espaço e o raio do orifício na parte superior garantem a cobertura da luz solar. Este é um espaço onde as crianças (especialmente as mais novas) têm uma sensação de segurança. O segundo andar é um espaço público aberto ao ar livre, que é um jardim na cobertura dominado por espaços verdes. O espaço ao ar livre relativamente ativo e contínuo trará aos alunos um sentimento mais alegre, onde eles podem sentir e viver as mudanças das estações e do clima. Crianças de diferentes idades podem encontrar seu próprio porto espiritual no campus.
Na visita à escola após a intervenção, a professora nos disse que o espaço composto é muito útil. A função vaga e o espaço flexível deixam espaço para muita imaginação dos alunos e professores. Eles ativaram esses espaços em locais para conversar, discussões de leitura, teatros ao ar livre e para observarem os outros por cima. Em dez minutos de intervalo, podemos ver várias crianças brincando no espaço aberto do primeiro andar. Quando se dá uma cobertura às crianças, elas se organizam espontaneamente em várias atividades. As crianças também correm e brincam na grande plataforma sob o sol. Eles não são exigentes quanto ao playground, o que eles precisam é de um grande número de espaços informais e interessantes que possam estimular mais pessoas a participar.
Fachada do Prédio - O desenho da fachada da escola adota um estilo bem simples de grandes rostos, assim como o grafite dos alunos do ensino fundamental, que é simples e abstrato. O material da fachada totalmente revestido dá uma sensação de beleza, calor e segurança.
Cidade Esponja - Todo o campus adota uma estratégia porosa, jardins da água da chuva, espaços verdes e áreas permeável. Essas soluções não apenas consideram a segurança dos alunos, mas também combinam com as necessidades de atividades das crianças, que é a melhor educação para o design sustentável. Este projeto também foi selecionado como o exemplo da cidade esponja da arquitetura e comunidade de Xangai em 2021.
Esperamos que as crianças possam ter discussões intermináveis, inspirações e felicidade em nosso espaço arquitetônico cuidadosamente projetado. A arquitetura está mudando o futuro de educação, e o futuro da educação também está sendo moldado pela arquitetura.