
-
Arquitetos: Nieto Sobejano Arquitectos
- Área: 4390 m²
- Ano: 2022
-
Fotografias:Roland Halbe

Descrição enviada pela equipe de projeto. Montblanc Haus é um centro de exposições dedicado à arte da escrita situado ao lado da atual fábrica Montblanc, nos arredores de Hamburgo, em Altona, Alemanha. O projeto foi concebido como um volume de 100 metros de comprimento evocando a forma dos instrumentos de escrita e escondendo dentro dela uma sequência complexa de espaços em três níveis articulados em torno de um único foyer iluminado zenitalmente. O edifício, com uma superfície de 3.600 m2, abriga uma exposição permanente que convida os visitantes a conhecer e experimentar a escrita através da história das canetas e instrumentos de precisão que fazem parte do arquivo Montblanc.




A fachada principal transforma radicalmente a imagem externa do complexo fabril. Os diferentes graus de profundidade marcados no grande relevo de concreto preto que percorre todo o seu comprimento lembram o horizonte da cadeia montanhosa que dá nome à marca, assim como o gesto da mão ao escrever, oferecendo uma grande superfície para projeções ao ar livre. Uma grande área externa, definida por uma colina verde que protege o edifício do tráfego, cria uma extensão da vegetação ao redor dele e um espaço para a recreação pública ao ar livre.

A obra presta homenagem à cultura da escrita, apresentando-se como uma construção enigmática do lado de fora, atenta à escala de seu entorno e à qualidade do espaço e da luz no interior, consciente do papel da arquitetura na revitalização das áreas industriais e na geração de espaços públicos.
