-
Arquitetos: CTA | Creative Architects
- Área: 128 m²
- Ano: 2022
-
Fotografias:Hiroyuki Oki
-
Fabricantes: Ha Tien, Hoa Phat, Hoa Sen Group, INAX, Kanly, Panasonic
Descrição enviada pela equipe de projeto. A proprietária da "casa J" é uma professora que, após um período de economia, adquiriu um pequeno em meio à casas geminadas com dimensões de 4 x 24m. No início do projeto ela nos contou que gosta de ficar muito tempo em casa, que tem o hábito de cuidar das plantas no jardim e que queria uma casa iluminada, arejada e próxima à natureza. No entanto, o layout de uma casa geminada é estreito em largura, no caso da "casa J" é de 4x24 m, dividindo os ambientes e causando falta de luz, pouca ventilação e muito ruído, além de espaço insuficiente, principalmente para o jardim.
Depois de analisar os defeitos típicos das moradias geminadas, a equipe colocou os critérios de espaço verde, luz, ventilação natural e prevenção de ruído na lista de prioridades no processo de projeto. Durante o processo de trabalho, a equipe chegou a um acordo sobre soluções de layout que ajudariam a limitar as desvantagens ao projetar moradias geminadas:
Primeiro: Ao projetar a disposição da casa geminada, é necessário garantir que cada espaço funcional esteja associado a um espaço verde (claraboia, jardim). A partir daí, todos os espaços estão expostos ao verde e à luz natural.
Segundo: Ao deixar a luz natural entrar em casa, é necessário calcular, experimentar e verificar a realidade para regular a quantidade de luz adequada para as atividades diárias, bem como fornecer o suficiente para que as plantas verdes cresçam e se desenvolvam. Nessa casa, o vidro com proteção solar é usado para reduzir 40-45% do calor na área da claraboia. A solução de espalhar pedras sobre o vidro também regula a luz e cria sombra. Como resultado, o espaço interno está sempre iluminado, mas sem elevar a temperatura, além disso, a sombra das camadas de pedra cria um efeito como o sol através das folhas, ajudando a aumentar a sensação de natureza nos ambientes internos.
Terceiro: O projeto estabelece dois poços de ventilação natural, vertical e horizontalmente, garantindo que todos os espaços da casa sejam ventilados naturalmente. O sistema de persianas localizado acima da claraboia ajuda a liberar o ar quente e reduz a pressão abaixo do teto de vidro. O ar entra na casa pelos dois sistemas de portas dianteiras e posterior, criando um fluxo de ar que circula por todo o espaço, depois fluí para a área de baixa pressão abaixo do telhado de vidro, direcionando o calor para cima e pela persiana para ser expelido. Este processo mantém o ar interior sempre fresco.
Quarto: No ambiente da casa que está localizado mais próximo da rua, ou seja, que é frequentemente afetado pelo ruído do tráfego, suas paredes internas foram feitas com acabamentos rugosos, e o forro também é projetado como um sistema de moldura oca, com uma espessura que releva tanto um efeito estético quanto funcional com a absorção de ruído.
Através das quatro soluções acima, a casa J se transformou em um espaço interessante e confortável, com árvores, luz natural e ventilação, ao contrário de uma típica casa geminada. Depois de morar na nova casa, em um ambiente cheio de árvores, sol e vento como desejado, a professora escreveu uma carta manuscrita para a equipe de projeto. A carta é um agradecimento cheio de carinho, compartilhando a alegria de desfrutar de um lar tranquilo. Essa conquista nos deixou felizes e marcou um momento especial no nosso trabalho.