-
Arquitetos: Saunders Architecture
- Área: 286 m²
- Ano: 2017
-
Fotografias:Ivar Kvaal
Descrição enviada pela equipe de projeto. A casa está localizada no topo de uma colina, com vista para as águas do Lago Nordås e sua coleção de pequenas ilhas. Situado a cerca de quinze minutos de carro ao sul da cidade norueguesa de Bergen, o bairro tem uma qualidade semi-rural e quase bucólica, que vem em parte da riqueza dos bosques e árvores, mas também das vistas desobstruídas de uma paisagem única e pitoresca onde as colinas e enseadas costeiras se misturam.
O projeto da casa em si, para Alexander e Tonje Grieg, aproveita ao máximo essa vista envolvente e aberta. Todd Saunders descreve a casa como uma espécie de 'localizador de vistas' com os principais espaços voltados para a água, enquanto as elevações laterais são mais protegidas e relativamente fechadas, ajudando a aguçar o foco no próprio Lago Nordås.
Saunders tinha acabado de trabalhar em sua própria residência, a Casa S, onde começou a experimentar várias ideias e soluções de projeto que alimentaram o processo da Grieg. Isso incluiu a ideia de elevar os principais espaços familiares para melhorar as conexões com a vista, criando uma área de estar fluida e aberta e uma sensação útil de separação entre essas partes mais "comuns" da casa e os espaços dedicados ao trabalho ou estudo.
O único espaço no térreo, para além de um depósito, é um estúdio de música, que se insere numa forma escultural e inclinada a qual também abriga a entrada principal e a escada. As escadas seguem esta inclinação à medida que se direcionam até a sala principal e uma longa faixa horizontal envidraçada emoldura a vista da paisagem aberta, que causa um impacto impressionante quando se entra no domínio privado da casa. Todos os espaços familiares, incluindo dois quartos, situam-se nesta parte elevada da casa, que flutua acima do térreo em pilotis.
A série de espaços começa com uma área de estar em planta aberta que combina a cozinha, a área de jantar e a área de estar da família, disposta ao lado de uma parede de vidro do chão ao teto que desliza para trás formando uma varanda aberta voltada para a vista do lago a oeste. Além disso, uma varanda semi-protegida está situada dentro do contorno do volume. Seguindo a sequência dos espaços restantes, que envolvem o pátio aberto, há um quarto para a filha de Grieg, banheiro e quarto de hóspedes. Além disso, uma sala de televisão na extremidade nordeste forma um espaço intermediário que ajuda a proteger o ambiente mais privado da casa que abriga a espaçosa suíte master.
O volume geral da casa é intencional e propositalmente modesto. Qualquer impacto sobre o caráter natural do terreno foi cuidadosamente minimizado, com muito pouco em termos de paisagismo artificial, bem como a preservação sensível das árvores e vegetação existentes. Em vez de qualquer nivelamento do local, o volume com estrutura de aço se adapta às ondulações da topografia existente e ao caráter da própria encosta.