-
Arquitetos: Foomann Architects
- Área: 100 m²
- Ano: 2022
-
Fotografias:Willem Dirk Du Toit
Descrição enviada pela equipe de projeto. Haines Street, a casa do diretor da Foomann, Jamie, evoluiu com sua crescente família, respeitando suas origens nos anos 1970. Jamie renovou a casa pela primeira vez em 2013 para atualizar as cercas, os jardins e o interior, consolidando os cômodos para criar espaços maiores, mais funcionais e mais leves. Agora com dois filhos pequenos, Jamie acrescentou outro nível, acomodando um terceiro quarto, um segundo banheiro e um deck na cobertura, permitindo que a família permaneça na casa por muito tempo. Como estudante, Jamie trabalhou para Mike Morris, diretor da Morris Pirrotta Architects, que projetou a casa original da North Melbourne em 1970. Dessa forma, a alteração parece colaborativa apesar do meio século de diferença, já que, Foomann aborda a arquitetura com um espírito modernista semelhante.
Dadas as restrições do terreno, a melhor forma de ampliar foi para cima, com um novo nível aumentando a área útil de 80 para 100 metros quadrados. (Observe que o tamanho médio de uma casa recém-construída na Austrália, desde 2019, é de três quartos e 235,8 metros quadrados). Os materiais tornam-se mais leves e o design mais reduzido à medida que os espaços sobem, oferecendo uma sensação e energia diferentes do térreo ao último andar. A circulação central através dos níveis facilita uma transição gradual, assim como a combinação sutil entre os materiais antigos e os novos. A reforma toma posse da casa, mas as raízes dos anos 1970 fornecem uma estrutura visível.
Na entrada, novos painéis de madeira e lã, em meio às vigas de madeira existentes, fornecem atenuação acústica entre os níveis, enquanto os elementos de aço ocultam a iluminação. A cozinha rebaixada e a sala de jantar, agora consolidadas em um único espaço, são aterradas com novos pisos de pedra azulada e uma grande mesa personalizada do colaborador de longa data Kyran Starcevich. O segundo andar contém dois quartos e um banheiro, e o novo terceiro andar contem o quarto principal, banheiro e um deck na cobertura com banheira ao ar livre.
Haines é alta e visualmente proeminente de todos os lados. O novo andar é revestido de madeira termicamente modificada e finalizada com uma camada protetora que acelera o processo de envelhecimento. O novo nível pretende ser enigmático. A forma minimalista e os detalhes escondem a complexidade da adição escalonada, bem como painéis solares e outros equipamentos. O deck da cobertura é voltado para a rua, mas é um espaço privado aberto ao céu e às estrelas, criando uma surpresa para os visitantes.
Este projeto é avaliado como neutro em carbono pela Pangolin Associates. As emissões de energia incorporada (materiais, produtos e construção) foram totalmente compensadas, e as emissões projetadas por meio do uso da casa (ciclo de vida completo) devem ser mais do que compensadas pelos painéis solares. A escala compacta de Haines, - particularmente o novo quarto, banheiro e deck - se torna um trunfo através da atenção à proporção e orientação. Cheios de luz, arejados e funcionais, esses espaços são confortáveis como resultado de serem projetados em um tamanho adequado ao seu propósito.