-
Arquitetos: Felipe Gonzalez Arzac
- Área: 260 m²
- Ano: 2021
-
Fotografias:Javier Agustín Rojas
-
Fabricantes: Aluar, PVC, San Rafael
Descrição enviada pela equipe de projeto. Concreto, Vidro e Madeira são os três elementos que compõem a arquitetura minimalista e racional desta casa e definem o espaço. Na hora de projetar, procura-se mesclar os conceitos e visões da arquitetura, desde os aspectos estético-construtivos e funcionais, com as necessidades, propostas e gostos do cliente. Todo projeto tem muito a ver com o cliente. A composição começa com a criação de duas paredes de concreto localizadas nos eixos divisórias e frontais, e um bloco branco com guarda-sóis de madeira em suas duas faces principais, que é sustentado por seis colunas circulares de concreto aparente, dando ao visitante a sensação de estar assistindo ao flutuador do andar superior.
Esta caixa de nível superior contém o setor privado da casa (quartos, banheiros, vestiário e escritório) com janelas do chão ao teto que perfuram completamente as duas frentes e a madeira dos guarda-sóis na direção vertical de suas mesas, com o possibilidade de sua abertura, sombreiam o interior sem bloquear a luz, gerando um efeito de luzes e sombras que muda de acordo com o horário e a posição do sol durante o dia. No térreo está o setor social, sala de estar, sala de jantar e a cozinha que se separa das demais e é emoldurada por dois pátios laterais, e por sua vez gera um espaço semi-coberto para o uso da churrasqueira.
Procura-se preservar as vistas do terreno em todas as suas faces, para isso a pele de vidro que o cobre quase inteiramente. Atrás da parede de concreto na frente há um jardim coberto por plantas, desta forma é possível ter uma ventilação cruzada frontal e por sua vez a parede de concreto que a contém dá privacidade à casa da rua de veículos da área.
Todos os cômodos da casa têm vidro do chão ao teto para desfocar a divisão entre interior e exterior. A piscina é destacada perpendicularmente ao fundo do lote, valorizando o ponto de fuga da casa.