-
Arquitetos: Mario Cucinella Architects
- Área: 12000 m²
- Ano: 2021
-
Fotografias:Moreno Maggi
-
Fabricantes: Kone, iGuzzini
Descrição enviada pela equipe de projeto. Três torres elípticas com estrutura de aço cores verde e branca, um auditório envidraçado com fachada para a rua, uma nova praça pública e um “jardim suspenso” são os principais elementos distintos da Reitoria de Roma Tre, um novo empreendimento impressionante projetado por Mario Cucinella Architects localizado no coração da terceira universidade de Roma.
Situado ao lado da movimentada Via Ostiense, antiga estrada da cidade de Roma ao porto de Ostia, a Reitoria transmite uma nova imagem da Roma Tre. Ao mesmo tempo, ela capta elementos históricos da arquitetura e da engenharia deste bairro industrial da primeira década do século XX, que se transformou em um centro de educação e atividade cultural nos últimos anos. Fundada em 1992, a Roma Tre fez uso extensivo de edifícios industriais abandonados. A universidade faz parte de um amplo plano de reformulação da área que incluirá novas moradias no futuro.
A partir da nova praça pública, as três torres com núcleos de concreto se erguem por aberturas do “jardim suspenso” no nível do mezanino, que serve como um espaço de reunião. As torres são revestidas por uma estrutura de aço, envidraçada em algumas partes, aberta em outras. O efeito é de uma arquitetura permeável, sombreada e bem ventilada. É também uma referência ao conhecido gasômetro de 90 metros do bairro Ostiense, uma estrutura de aço em filigrana datada de 1937, ocupa um local de destaque nas margens do Tibre, perto de Roma Tre. Esta estrutura já deu uma nova energia a Roma: a nova Reitoria visa dar uma energia igualmente nova, ne maneira diferente, à cidade por meio de seu design animado e de seu propósito como sede de pesquisa, ensino e aprendizado.
Os três blocos que se cruzam abrigam os centros administrativos da universidade, um novo centro de idiomas e o auditório. Eles são elípticos em planta e em corte para ter a menor área de superfície voltada para o leste e oeste. Como tal, eles barram a luz do sol nascente e do poente, reduzindo o ganho de calor nos meses de verão.
Os jardins ao sul das torres com suas árvores caducas, plantas aromáticas e gramados fornecem sombra adicional e coloração natural, bem como abrigo durante as estações do ano, assim como a praça no térreo. Escritórios e salas de reuniões estão dispostos ao redor do perímetro das torres para maximizar iluminação e ventilação naturais.