-
Arquitetos: taller de arquitectura de bogotá
- Área: 49669 m²
- Ano: 2018
-
Fotografias:Alejandro Arango
Descrição enviada pela equipe de projeto. Para o projeto de Los Cobos os parâmetros mais relevantes foram: 1/ Proporcionar uma percepção humanística do espaço onde o hospital não se pareça com um hospital, 2/ Promover a boa qualidade de vida dos pacientes, seus acompanhantes e de toda a equipe médica, incluindo estudantes, 3/ Promover um ambiente médico funcional e de alto padrão, 4/ Promover a relação interno-externo através de vistas e do uso da vegetação.
O projeto foi concebido como uma configuração de dois elementos: uma plataforma e uma torre sobreposta. A plataforma abriga todos os usos de serviços hospitalares, enquanto a torre abriga o programa de hospitalização.
A plataforma foi pensada como um edifício em franjas que gera um ritmo entre o construído e o vazio, com superfícies verdes que fazem a aparência do edifício ser mais leve, devido à fragmentação que elas criam no conjunto edificado. Além disso, o uso dessas franjas permite estabelecer uma mesma construção por meio de volumes análogos, flexíveis, longitudinalmente autônomos e relacionáveis, o que tem um impacto sobre o funcionamento autônomo, mas conectado, dos serviços hospitalares. As tiras também aumentam a relação com a luz natural e o lado de fora, o que possibilita que uma parte maior do programa tenha vistas e, portanto, iluminação e ventilação naturais.