-
Arquitetos: Green Sheep Collective
- Área: 153 m²
- Ano: 2022
-
Fotografias:Erhan Tirli
-
Fabricantes: Big Ass Fans, Colorbond, Dulux, Fine Edge, Foster Hydronic Heating, Knauf, Rylock, The Lock & Handle
Descrição enviada pela equipe de projeto. Combinando luz, calor, privacidade e segurança por meio de uma fachada dinâmica, esta casa de dois andares aborda de forma criativa a eficiência energética em seu terreno estreito no interior de Melbourne, Austrália. O desejo era criar uma casa funcional e energeticamente eficiente que abraçasse vistas e conexões com o exterior, ao mesmo tempo em que abordasse o desejo expresso de privacidade de nossos clientes. Eles valorizavam produtos de alta qualidade e design inteligente e buscavam aproveitar ao máximo o lote estreito, utilizando toda a sua largura.
O maior desafio, no entanto, foi desenvolver estratégias de sombreamento, privacidade e segurança que não se projetassem na rua ou estreitassem o volume mais do que o necessário. Paralelamente, foi dada importância à concepção de uma edificação que contribuísse positivamente para o seu contexto, tanto através da sua expressão como do seu envolvimento com a via pública. Isso apresentou uma excelente oportunidade para abordar o briefing, criando uma solução arquitetônica dinâmica e lúdica ao longo da fachada norte que trouxe privacidade, segurança e design solar passivo, acrescentando interesse à rua. A alvenaria extrudada foi detalhada para conferir à fachada uma sensação de textura que brinca com a luz, enquanto os tijolos vermelhos reciclados dialogam com a materialidade original. Uma tela perfurada operável desliza ao longo da fachada norte adicionando movimento e curiosidade. Embora inicialmente concebido como uma solução para fornecer sombreamento sem estreitar o volume e permitir beirais ao norte, esse recurso inteligente também trouxe segurança, iluminação natural e privacidade.
Ao fornecer múltiplas funções, a tela reduz o uso de material enquanto traz continuidade à fachada, trabalhando em conjunto com a alvenaria para reduzir o volume de dois andares. As janelas voltadas para o norte permitem que os espaços cheios de luz pareçam maiores do que sua aparência humilde sugere, enquanto um pátio central e um vazio de pé-direito duplo fornecem luz adicional, ventilação cruzada e vista para o jardim desde o térreo e o mezanino. Formalmente, esse gesto fornece uma transição entre a casa original e a adição recém-construída.
Os espaços interiores são abertos, inteligentes e eficientes. Sempre que possível, os elementos construídos têm duas funções. As escadas integram o armazenamento, assim como o banco da sala de jantar funciona como uma unidade de TV, posicionada de forma inteligente para maximizar os assentos em um espaço estreito. No andar superior, os armários escondem o ar-condicionado, uma estante emoldura as vistas das janelas e o patamar da escada é convertido em um mezanino completo com uma área de estar. Os armários contidos e elegantes aprimoram a sensação de abertura da casa, ao mesmo tempo em que fornecem um estilo e uma função que resistirão ao teste do tempo, protegendo contra renovações à medida que o modo de vida muda. A cozinha e os espaços de jantar se estendem para um deck privativo no quintal, criando uma transição fluida da vida interna para a externa.
A combinação de uma laje de massa térmica, maior isolamento, sombreamento ajustável, luz natural, ventilação cruzada e vidros duplos significa que esta casa manterá uma temperatura confortável com consumo mínimo de energia ano após ano. Em última análise, ela é uma edificação saudável e energeticamente eficiente que traz tanto interesse e criatividade para seus residentes quanto para a comunidade, mostrando resultados positivos para a cidade e para o planeta.