-
Arquitetos: PAVA architects
- Área: 200 m²
- Ano: 2022
-
Fotografias:Spaceshift Studio
Descrição enviada pela equipe de projeto. Esta casa foi cuidadosamente elaborada para expressar a personalidade do proprietário, o rico ambiente do rio Mekong e um senso de arquitetura vernacular simples. A forte elevação horizontal da casa reflete a impressionante linha do sereno rio Mekong. Para criar uma atmosfera tranquila, todos os elementos arquitetônicos são projetados para serem simples, humildes, honestos e diretos.
A casa é projetada com uma combinação de planta aberta modernizada e modo de vida local vernacular. A planta retangular simples da residência é a chave para abraçar a ventilação natural e, ao mesmo tempo, criar a vista panorâmica para o rio. Uma série de varandas de madeira no segundo nível, inspiradas nessa vila do nordeste da Tailândia, foi projetada como um espaço de transição, uma área multiuso e dispositivo de sombreamento. Sob a grande sombra do telhado vernacular de duas águas, o projeto reúne todas as obras mecânicas, instalações elétricas e banheiros em um único núcleo de concreto para maximizar a abertura da casa e simplificar a fachada.
O principal material de construção é a madeira reutilizada de uma pequena fábrica de arroz abandonada. A terra mesclada com o acabamento das paredes de palha de arroz contrastando com a madeira vermelha nativa (Xylia xylocarpa) é a forma de expressar a beleza do artesanato local. A tectônica artesanal misturada à rica paisagem reflete a crença do proprietário de ser uma pequena parte da natureza. Os materiais de construção, como vigas e pilares de madeira, são todos naturais e ilustram a imagem da mudança climática ao longo das estações. Absorvendo a umidade, a casa apresenta uma cor mais escura na estação das tempestades de clima tropical enquanto a madeira se torna mais clara e pálida na estação seca.
A atmosfera da casa Mekong durante o dia é diferente da noite. Resultante da forte luz solar, a percepção da sombra escura do telhado durante o dia é uma característica única desta casa tropical e proporciona um espaço interior confortável. Por outro lado, para evitar perturbar o céu escuro, o telhado à noite é indiretamente destacado para brilhar com um refletor oculto integrado à viga de madeira.
Ao longo da mudança sazonal, o projeto cria um humilde espaço contemporâneo com a linguagem simples da arquitetura vernacular do nordeste da Tailândia. Desacelerar o estilo de vida modernizado resulta em uma atmosfera serena e uma planta baixa alinhada com o rio Mekong. A sombra e textura do material são importantes nesta casa. Como resultado, o projeto é elaborado para absorver o rico clima tropical e se expressar como um desenho realista dialogando com o rico ambiente do Mekong.