-
Arquitetos: Hanno Schlögl, Obermoser + partner architekten
- Ano: 2020
-
Fotografias:David Schreyer
Descrição enviada pela equipe de projeto. A tarefa do projeto foi transformar um silo de grãos, construído em 1978, em um centro de armazenagem de pellets de madeira.
O silo deveria manter sua função de armazenamento anterior, mas a pedido do cliente, deveria configurar um marco local e um novo emblema para empresa, além disso, um lounge de arte adequado para eventos corporativos e fins comerciais deveria ser adicionado ao complexo. Uma nova edificação para uma pequena usina de energia e para fins de manipulação, carregamento e entrega de pellets também foi incluído no complexo.
A silhueta alta do silo, entre outras relíquias de usos anteriores, como tanques enferrujados, dominou o local e evocou o caráter típico de um complexo industrial abandonado.
O projeto, uma colaboração entre a obermoser + partner architekten e o arquiteto Hanno Schlögl, teve como principal preocupação definir uma abordagem apropriada entre a ampliação e a estrutura existente.
Ao acrescentar uma "coroa" no topo, mudamos as proporções do edifício. A coroa consiste em uma grade estrutural de elementos de concreto pré-fabricados que envolve uma caixa de vidro. A 45 m acima do nível do solo, o salão superior brinca com a luz e sombras, exibindo uma realidade abstrata com vistas panorâmicas espetaculares.
A materialização e as proporções modulares da coroa surgem a partir da estrutura histórica do silo, ajustando e mesclando-se em um todo monolítico. Transformações e extensões de estruturas industriais antigas empregando recursos sustentáveis de forma eficiente se tornaram hoje uma tarefa arquitetônica significativa.
A intervenção transformou um complexo industrial anônimo em um local arquitetônico impressionante, revitalizando-o e gerando com sucesso um marco local e uma nova referência para a empresa.
Transformation. The project was realized within one year. After demolition, the new rooftop steel structure was erected, then the glass façade cladding. Once added the prefab-concrete crown, the silo elevation reached almost 50 meters, giving the monolith its final form. The engagement and enthusiasm of the client for the project have been extraordinary. The intervention transformed an anonymous industrial complex into an impressive architectural site, revitalizing it and successfully generating a local landmark and a new company emblem.