-
Arquitetos: Li Baofeng Architecture Studio of HUST
- Área: 1431 m²
- Ano: 2022
-
Fotografias:Yilong Zhao, Baofeng Li
Descrição enviada pela equipe de projeto. As áreas pantanosas são um recurso valioso da Terra, que tem um impacto positivo na mitigação das mudanças climáticas, conservação da água, conservação da biodiversidade, redução do risco de desastres e aumento de sequestro de carbono. Desde quando a Convenção de Ramsar entrou em vigor há 51 anos, houve 172 partes signatárias na Convenção e 43 cidades foram designadas pela Convenção. A China tem 13 cidades pantanosas, ocupando o primeiro lugar no mundo.
Em 5 de maio, a China sediou a 14ª reunião da Conferência das partes signatárias da Convenção de Ramsar sobre áreas pantanosas, com Wuhan como local principal e Genebra como secundário. O presidente chinês Xi Jinping discursou na conferência, destacando a determinação e responsabilidade da China em fortalecer as áreas de interesse ecológico. A conferência adotou a Declaração de Wuhan. Ao mesmo tempo, um salão de exposições para o 30º aniversário da implementação da Convenção de Ramsar sobre áreas pantanosas da China foi construído na Ilha Luoyan, no Lago Leste. Em fevereiro de 2021, a China começou a se preparar para a 14ª reunião da Conferência dos signatários da Convenção de Ramsar sobre áreas pantanosas. O local da conferência foi em Wuhan, uma cidade com muitos lagos. Portanto, o importante edifício de apoio da conferência, o Salão de Exposições para as Conquistas do 30º Aniversário da Implementação da Convenção de Ramsar sobre áreas pantanosas da China, foi localizado no Lago Leste de Wuhan.
De acordo com os requisitos de proteção da Área Cênica do Lago Leste e as diretrizes de construção da área protegida de primeira classe, a construção de instalações não relacionadas ao cenário é estritamente proibida nesta área, e a altura, cor, volume e estilo de novos edifícios são rigorosamente controlados. O Lago Leste é um típico representante das áreas pantanosas da China. A área Luoyan Scenic onde este projeto está localizado tem um cenário único e uma variedade de pássaros, sendo uma área de exibição concentrada de recursos de áreas pantanosas. A sala de exposições construída aqui pode refletir melhor a consistência do conteúdo de exibição e do terreno. Após várias rodadas de discussão, foi tomada a decisão de transformar um grupo de edifícios abandonados na Ilha Luoyan no Lago Leste por meio de intervenção de baixa intensidade.
Estes edifícios eram partes de sistemas de distribuição de água, com uma sala de bomba de água, refeitório para funcionários, cozinha e dormitório para funcionários. O sistema foi abandonado há mais de 20 anos, mas o prédio e os equipamentos ainda estão lá. Esperamos revitalizar e regenerar a antiga fábrica através do projeto e implantar novas cenas culturais e funções de exibição, mantendo a memória do local. Com base neste conjunto de edifícios abandonados, redesenhamos a parede exterior e a cobertura e reorganizamos as vistas. Como a área original do edifício era muito pequena para todo o conteúdo da exposição, cavamos um subsolo de 7 metros de profundidade na parte de trás e o usamos como uma sala de exibição multimídia. Por ser uma exposição de escala geral, não é necessário ter um espaço tão alto. Então, fizemos um mezanino no lado voltado para o lago, formando uma sala de exposições contemporânea que combina os múltiplos espaços térreo, aéreo e subterrâneo com a combinação de texto, objetos materiais e exibição multimídia.
O telhado de duas águas da oficina é sem graça. O telhado inclinado da cantina e cozinha originais dos funcionários está em mau estado. O telhado plano do dormitório original é incompatível com o belo ambiente do Lago Leste. Fazendo referência ao formato das asas de aves aquáticas e combinando-o com as curvas de elevação e dobra das tradicionais construções chinesas de madeira, projetamos um telhado com beirais profundos e colocamos um mezanino no lado mais alto da encosta de frente para o grande lago para formar plataforma de observação. Seguindo a tradição de “explorar a estrutura diretamente” da arquitetura chinesa antiga, expusemos toda a estrutura para revelar o expressivo sistema de madeira sob o beiral. Depois que a construção foi concluída, algumas pessoas viram na forma a força dinâmica dos pássaros voando: as árvores selvagens cobriram os gansos selvagens e os barcos de pesca refletiram os pássaros. Algumas pessoas viram a sombra de sinos desenterrados em Hubei, e algumas pessoas viram a metáfora de um teclado de piano. Algumas pessoas viram as características da cultura Chu. Algumas pessoas viram o ímpeto do pássaro de nove cabeças: pássaros de nove cabeças no céu, caras de Hubei no chão. A interpretação diversificada da arquitetura confere mais significado a ela.
Telhados hiperbólicos exigem o uso de vigas primárias e curvas secundárias, o que é um grande desafio para os processos de fabricação tradicionais, mas não na era digital. Linlangmu Construction Technology Co., Ltd. alcançou facilmente o efeito desejado com um braço mecânico. O edifício industrial ainda está equipado com bombas, tubulações de água, válvulas e outros dispositivos mecânicos, que eram os principais equipamentos do sistema hidráulico na época. Esperamos manter essas relíquias completamente no novo salão de exposições e exibi-las. Essa ideia foi muito apreciada pelos líderes locais. Como construir edifícios em pontos paisagísticos? É uma velha questão de valores e metodologia. Algumas pessoas pensam que o design da arquitetura antiga é uma maneira confiável de coordenar com o ambiente, enquanto outros pensam que a coordenação é uma proposição falsa, e a natureza contemporânea da arquitetura é um objetivo valioso para os arquitetos perseguirem. O projeto visa explorar uma maneira modesta de criar arquitetura que pertence ao aqui e agora.