-
Arquitetos: Visioarq Arquitectos
- Área: 816 m²
- Ano: 2021
-
Fotografias:Fernando Guerra | FG + SG
-
Fabricantes: panoramah!®
Descrição enviada pela equipe de projeto. A intervenção efectuada pela Visiaorq nesta moradia foi desenvolvida para responder a dois grandes objectivos: permitir uma fruição quotidiana diferenciadora no interior e uma contemplação única do horizonte panorâmico.
Os materiais seleccionados acompanham a linguagem contemporânea, salientando-se os volumes de chapa lacada branca e grandes vãos em vidro, que assinalam de forma clara a ampliação, distinta da moradia original.
Fragmentada em volumes e planos, a intervenção acompanha o terreno existente, criando espaços exteriores com uma vista privilegiada – permitida pelo panoramah!® minimalist window system - e uma forte e íntima ligação entre exterior e interior. Alguns detalhes como o jardim japonês e a piscina interior elevam o nível de fruição pretendida.
A intersecção da moradia pré-existente com volumes novos resulta num exterior com volumetrias de formas puras, desmaterializadas por planos recuados. Este especial cruzamento entre novo e pré-existência, aliado ao jogo de contrastes entre luz, sombras e volumes, desenvolve-se ao longo do terreno que se constitui como um novo espaço cénico para esta cidade do séc. XI: Coimbra.