-
Arquitetos: Infraestudio
- Área: 366 m²
- Ano: 2022
-
Fotografias:Laurian Ghinițoiu, Mauricio Chavez
Descrição enviada pela equipe de projeto. Em um penhasco a oeste de Havana, Cuba, esta casa é cercada pelo mar. Apesar de apresentar um programa extenso, tivemos a intuição de que ela deveria se esconder na paisagem e manter as características de uma casa antiga existente: seus 14m x 14m de perímetro, telhado de duas águas e aberturas nos quatro lados.
Por se tratar de uma casa para finais de semana, com vistas deslumbrantes, ela deveria ser totalmente aberta para a paisagem aproveitando ao máximo a sua posição, e ter a possibilidade de ser fechada quando os proprietários voltarem à cidade.
Duas tipologias arquitetônicas nos acompanharam neste projeto: as cabanas aborígines do oeste de Cuba, nas quais o telhado é ao mesmo tempo o quarto, enquanto todo o resto se abre; e as estruturas que servem para secar tabaco, construídas em madeira.
Enquanto no térreo concentram-se todas as áreas públicas, sendo um espaço aberto de 14 x 14m sem paredes ou pilares, o quarto principal está suspenso no teto, e os dos hóspedes estão ocultos no subsolo iluminado por um longo e estreito pátio.
Assim conseguimos um envoltório feito em madeira que esconde um outro volume de vidro e concreto armado.