-
Arquitetos: JC Arquitectura, Kiltro Polaris Arquitectura, WEWI Studio
- Área: 450 m²
- Ano: 2021
-
Fotografias:Cesar Béjar, Oscar Hernández, Fabián Martínez
Descrição enviada pela equipe de projeto. O Domus Peepem é a última de uma série de intervenções que, através de novos esquemas habitacionais e da regeneração do espaço público, pretendem recuperar uma parte do tecido urbano. Ele está localizado em Cancun, um dos centros turísticos mais importantes do México, com marcantes contrastes socioeconômicos. A ideia central destas intervenções tem sido a construção de edifícios sustentáveis, com vocação social, que integram em vez de distanciar.
O bairro Donceles se desenvolveu na década de 80 como um conjunto de moradias populares para trabalhadores. Após o furacão Wilma (2005) a região sofreu danos consideráveis, o que levou ao abandono de muitas habitações e desencadeou um elevado grau de degradação. O Domus Peepem, somado a intervenções anteriores, busca reverter essa deterioração. Ele situa-se na esquina, em um lote de 88m2, em um dos passeios pedonais do bairro e em frente a um logradouro abandonado. Através da sua construção, o referido espaço é recuperado para ser transformado numa praça e num caminho pedonal totalmente renovado.
O Domus Peepem foi pensado como um local onde podem coexistir pessoas de diferentes perfis: casais sem filhos, jovens profissionais, pessoas iniciando uma nova etapa nas suas vidas e turistas que alugam os apartamentos através de plataformas digitais. Não só os moradores do bairro convivem com os novos habitantes, como também os viajantes de outras nacionalidades se integram. Intervenções como esta têm permitido, através do investimento privado, a recuperação do espaço público, para que os residentes participem deste benefício e para que os novos habitantes tenham uma moradia eficiente em um espaço público de qualidade.
Os apartamentos, independente do tamanho, são dignos, bem iluminados, com ventilação natural e percepção espacial de amplitude. Além da implementação de células solares e sensores de movimento, várias tecnologias passivas garantem o bom funcionamento do edifício. Desde o último nível, um espaço comum de convivência, arejado e iluminado, protegido por uma laje de concreto aparente, é possível apreciar o contexto que envolve o edifício: vistas do bairro, do mar, do campo de golfe vizinho, dos telhados de outras residências.
Acreditamos que o desenvolvimento urbano deve promover as condições necessárias para gerar a construção de comunidades saudáveis em nossos países e queremos promover cidades e assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis. Gostaríamos de demonstrar que existem melhores alternativas de desenvolvimento habitacional na América Latina, fazendo moradias que compartilhem os seus benefícios com a cidade e seus habitantes.
Com intervenções de regeneração urbana como a de Colonia Donceles, desejávamos propor um novo modelo que fizesse com que a cidade pudesse aproveitar a infraestrutura subutilizada. Estas intervenções habitacionais, com a recuperação do espaço público, promovem uma mistura de níveis socioeconômicos e educacionais para favorecer a transferência de conhecimento e novas conexões que constroem comunidade, regeneram a sociedade e revitalizam o tecido urbano. A beleza do Domus Peepem reside no fato de não ter maior pretensão do que oferecer habitações compactas, bem construídas, iluminadas, ventiladas e localizadas, que se adaptam a cada habitante e que permitem regenerar uma região.