-
Arquitetos: Kiltro Polaris Arquitectura
- Área: 1100 m²
- Ano: 2019
-
Fotografias:Cesar Béjar, Oscar Hernández, Wacho Espinosa
-
Fabricantes: ABC, Corev, Grupo Tenerife, Helvex
Descrição enviada pela equipe de projeto. Huachinango 36 é um projeto localizado no centro da cidade de Cancun, no Caribe mexicano. O projeto responde a um plano de redensificação da cidade, gerado pelo crescimento demográfico e a degradação desta, onde seus antigos habitantes se deslocaram para a periferia, deixando para trás um traçado urbano rico em espaços verdes, lotes generosos e circuitos veiculares definidos.
O projeto foi concebido como um edifício de habitação coletiva para aluguel, que gera dois tipos de renda: de longo prazo, para a população local, e aluguel de curto prazo, para o turismo. A mistura destas receitas permite que a intervenção arquitetônica não se limite ao lote, mas também que se façam melhorias no espaço público imediato.
Uma das premissas deste projeto era eliminar as cercas de separação, conectando os térreos dos edifícios com os grandes ambientes públicos adjacentes, através de um espaço comercial. Em termos de espaço de moradia, o edifício tem 16 unidades habitacionais de 30, 60 e 90 m2, permitindo a coexistência de diferentes esquemas familiares. Os apartamentos são construídos com materiais e processos de baixo custo e todos contam com iluminação natural, ventilação cruzada e varandas que funcionam como uma extensão da casa, oferecendo proteção contra o sol e a chuva. A piscina, a área comercial e terraços permitem a interação entre os habitantes sem qualquer perda de privacidade ou independência.
Huachinango 36 é a oportunidade de propor um esquema replicável que permite aumentar a densidade de nossas cidades.