-
Arquitetos: Estudio ODS
- Área: 480 m²
- Ano: 2021
-
Fotografias:Estudio Peso Arquitectura
-
Fabricantes: O/M Light - Osvaldo Matos
Descrição enviada pela equipe de projeto. Reabilitação do 1º piso do edifício do antigo Atlético Sporting Clube e adaptação a Associação Cultural. A pretensão passou por reabilitar o primeiro piso do edifício do antigo Atlético Sporting Clube em Loule, conciliando a preservação do património, a manutenção da sua identidade e memória colectiva, com uma abordagem contemporânea, possibilitando a adaptação a associação cultural, com os actuais requisitos de conforto e flexibilidade pretendidos.
Manteve-se no essencial a orgânica da distribuição dos espaços interiores existentes composta por espaços passantes e introduziram-se elementos pontuais reversíveis e diferenciados pela sua materialidade, em resposta aos novos requisitos funcionais. No 1º piso os elementos introduzidos foram a recepção, bar, instalações sanitárias, biblioteca, camarim e duas escadas de acesso ao segundo piso/sótão. No segundo piso/sótão foram retirados os tectos falsos existentes e aproveitado o pé direito resultante do desvão do telhado e introduzido um novo programa com elementos pontuais como a copa, instalação sanitária e arrumos do backstage. Para obter iluminação natural nos espaços do segundo piso/sótão foi introduzida uma janela mansarda revestida em zinco. Os terraços a este nível foram recuperados bem como a escada de acesso à cobertura em terraço.
Durante o decorrer da obra foram descobertos uma serie de lanternins que estavam tapados, que foram reabilitados e reposta a sua função original de iluminação natural do espaço de entrada e escada de acesso ao primeiro piso. No salão principal é constituído por em tecto em madeira trabalhado datado do final do século XIX que foi restaurado, tanto os elementos em madeira com a sua cor original em tons azul e ocre. Todas as portas interiores compostas por duas folhas foram restauradas e reposta a sua cor original ocre.