-
Arquitetos: Pablo Lanza Arquitetura
- Área: 372 m²
- Ano: 2019
-
Fotografias:Andre Mortatti
-
Fabricantes: Acciaio Estruturas Metálicas, Beto Koplel, Colormix, Construflama, Guccelo Pedras, Itugourmet, JS Ruiz Pisos, Labluz, Mil Móveis, Pertech, Serralheria Bussaglia, Solar Job Energia fotovoltaica, Soler e Takara, Soludimper, Tresuno, Viprimax, pro clima
Descrição enviada pela equipe de projeto. Projeto muito especial realizado para um jovem e arrojado casal que buscava o contato franco com a natureza e a possibilidade de receber amigos e família. De raro privilégio, o terreno está na porção mais alta do local e conta com ampla vista para todo o vale. Sendo o último lote de uma rua sem saída, tem em sua lateral esquerda a melhor vista, proporcionando o contato visual de 180 graus com o entrono.
A solicitação inicial das futuras moradoras foi simples e direto, uma casa extremamente ampla, praticamente sem paredes para acomodar grandes recepções festivas e, ao mesmo tempo, que contemplasse o uso cotidiano do casal. A intenção era de uma casa com caráter receptivo e acolhedor, térrea e que aproveitasse, para todos os cômodos, a vista do vale e do por do sol. O privilégio deveria ser para o jogo de salas e sua conexão com o gourmet e cozinha, estando todos esses integrados com a área da piscina.
Diante das solicitações e das condições do terreno, assim como da orientação ao norte em sua melhor lateral, a primeira intenção projetual foi de ocupar toda a lateral direita do lote com os elementos mais “sólidos” e implantar a suíte master no extremo fundo para garantir a privacidade e a possibilidade de grandes aberturas para esse espaço. Assim, conceitualmente, o projeto é basicamente a suíte master, e seu amplo closet com banheiro integrado, implantados aos fundos do lote, um fechamento da casa para a rua, garantido a privacidade. Entre esses dois elementos “sólidos” ocorre uma cobertura e muitos espaços abertos conectados, separados apenas por um jogo de esquadrias em alumínio e vidro que transpassam por toda a casa.
O método construtivo deveria estar em pleno alinhamento com essa conexão visual interna e com o entorno, assim foi executada toda em estrutura metálica, garantindo a esbeltez e discrição dos pilares, com os fechamentos em paredes de concreto armado aparente e esquadrias de alumínio e vidro. A linguagem visual foi concebida toda em tons escuros, preto, grafite e cinza, criando o equilíbrio à leveza dos elementos construtivos.
A piscina, o principal elemento da casa, foi concebida em formato de raia, associada a uma escada. Devido a sua proximidade com as áreas sociais, para manter a unidade de linguagem, o mesmo piso interno em placas cimentícias ocorre também em toda a varanda, no solarium assim como internamente à piscina, e foi concebido para, quando em contato com a água, criar o efeito cromático azul.
A casa consta com moderno sistema de baixo impacto ambiental, utilizando-se de captação de água de chuva em toda a cobertura, associada à filtragem para consumo, produção de energia fotovoltaica e sistema de irrigação automatizado.