-
Arquitetos: Atelier Tequi Architects
- Área: 1 m²
- Ano: 2016
-
Fotografias:Schnepp Renou, 11h45
Descrição enviada pela equipe de projeto. O Centro de Pesquisa e Laboratório Ecotron IleDeFrance oferece à comunidade de pesquisa equipamentos inovadores chamados "Ecolabs", projetados para funcionar com sistemas ecológicos sob condições de confinamento e controle ambiental. A plataforma Écotron Île-de-France, encomendada para pesquisas do CNRS e ENS, ocupa um local dominado por uma paisagem natural selvagem que precisava ser domesticada. O conceito arquitetônico do projeto evidencia a afirmação estrutural da madeira. Elementos verticais dão ritmo à fachada, alternando áreas opacas e envidraçadas.
O revestimento frontal selecionado é o abeto Douglas tratado termicamente com ripas visíveis formando um padrão que contrasta com a verticalidade dos elementos verticais. Seu volume é uma garantia adicional de uma fachada sustentável. A carpintaria possui encaixes de alumínio extrudado com isolamento térmico. Persianas externas com lâminas ajustáveis são fornecidas para todas as aberturas frontais.
Elas fornecem proteção solar, sendo usados para ocultar o interior. Um simples vazio no volume e um revestimento escuro indicam o bicicletário e a fachada envidraçada marca a entrada do edifício protegida por uma simples marquise. Uma caldeira a lenha fornece água quente e aquecimento.
Neste ambiente natural, longe da agitação da cidade, a madeira é utilizada de forma ideal. O material minimiza a pegada ecológica do edifício e o integra ao meio ambiente. A afirmação arquitetônica tende principalmente à sobriedade no uso de materiais e energia, sem recorrer a uma demonstração forçada e complexa desta lógica. O Centro de Pesquisa e Laboratório é um edifício de "baixa tecnologia" servindo à pesquisa, com um volume sóbrio e minimalista em sua afirmação, aberto e generoso em seu layout, organização espacial e luminosidade.