-
Arquitetos: Rodrigo Nuñez Arquitectos
- Área: 900 m²
- Ano: 2017
-
Fotografias:Amores Pictures
-
Fabricantes: BENITO, Cerámicas Arcís
Descrição enviada pela equipe de projeto. A casa está localizada no limite entre um bairro suburbano de residências unifamiliares e uma área arborizada protegida. O principal esforço do projeto é que a moradia participe e usufrua desta localização especial, mas que também tire o máximo partido desta dupla condição, procurando fundir ambas: por um lado, a condição natural e por outro, a condição suburbana.
Para isso, a proposta tenta combinar a edificação e o jardim em uma única solução, que é entendida como uma continuidade da natureza virgem do outro lado do terreno. Para isso, projetam-se diferentes tipos de espaços: uns pensados para serem ocupados pelo homem, outros pela natureza, e outros por ambos ao mesmo tempo, criando um gradiente muito amplo e variado entre o puramente exterior e o estritamente interior.
Aproveitando o forte desnível existente, o terreno é esculpido topograficamente, sem que haja diferença entre o tratamento do volume construído e o do paisagismo, gerando uma nova condição onde o jardim e a casa se estratificam igualmente em níveis diferentes. Para acentuar esta condição híbrida, o contorno dos níveis da casa varia, permitindo que a natureza invada os vários pátios.
A fusão entre construção e natureza é feita em todos os níveis, sendo a escolha dos materiais especialmente relevante neste processo. A referência é encontrada novamente na natureza.