-
Arquitetos: Al.Irene Escudé y Aleix Gz Call
- Área: 100 m²
- Ano: 2022
-
Fotografias:AI arquitectura
-
Fabricantes: Cocina
Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto consiste na reforma do interior de uma residência no bairro barcelonês de Les Corts. É um bairro com caráter próprio que não segue a grade ortogonal da cidade de Barcelona. É uma casa de planta quadrada, virada a poente e com duas fachadas, uma virada para a rua e outra virada para o pátio interior.
Antes da intervenção, a casa estava dividida em duas zonas por um longo corredor escuro, impossibilitando a entrada de luz natural em todos os cômodos e criando uma divisão entre eles. Enquanto alguns usufruíam de muita luz natural e acesso à varanda contínua da casa, outras careciam de iluminação, sendo ventiladas pelo pátio interior do edifício e desligadas do resto da casa por um corredor.
O projeto de reforma integral consiste na revalorização do imóvel através de uma distribuição eficiente, luminosa e contemporânea.
A nova proposta elimina o antigo corredor e propõe um núcleo central que distribui o espaço e define a circulação e as vistas da casa, tornando-o o seu coração. Por isso, o volume se materializa com linguagem simbólica própria, de forma sinuosa, ripada e colorida. No seu interior, abriga um banheiro e parte da despensa da cozinha. As portas estão totalmente integradas com o ripado exterior, escondendo a sua posição.
O projeto incorpora dois volumes lineares que atendem os espaços contíguos de diferentes maneiras. Por um lado, encontramos um armário linear que enquadra o acesso às duas divisões principais da casa e fornece um armazém geral. Por outro lado, foi projetado um armário de madeira maciça de pinho localizado no hall que divide a entrada da cozinha, gerando conexões visuais através de uma janela interna.