-
Arquitetos: Satoru Ito Architects
- Área: 223 m²
- Ano: 2020
Descrição enviada pela equipe de projeto. O local do projeto é uma vila em Karuizawa que foi desenvolvida há cerca de 50 anos. Cercado por árvores, cada lote tem aproximadamente 1.000 m², e a taxa de ocupação é de 20%. As casas estão espalhadas a uma boa distância umas das outras, com o recuo do limite do terreno, exclusivo de Karuizawa.
A área era originalmente uma casa de veraneio, mas agora o número de residentes permanentes está aumentando, e nem todas as casas estão com suas persianas fechadas, pode-se sentir a presença de pessoas com o som das folhas nas árvores, dos animais e dos pássaros cantando. A área é famosa como um resort de verão, com verões frescos, mas úmidos e invernos extremamente frios.
É um local com uma diversidade de condições que não se podem resumir numa só palavra, "exterior". A fim de garantir um espaço habitacional contínuo com o entorno, uma cobertura é inserida ao redor da biblioteca, e um deck e beiral são instalados além da cobertura. O piso de terra externo é retraído e um piso de terra interno é instalado, a linha limite é multicamada, facilitando a seleção e descarte de fatores externos conforme a situação.
O volume é construído com uma estrutura rígida para reduzir o número de elementos resistentes a terremotos, aumentando assim o grau de liberdade para modificações. Uma vez que apenas a estrutura mínima esteja preparada, o cliente continuará a modificá-las de acordo com as mudanças de tempos em tempos. Pensamos que a arquitetura poderia ser mais duradoura, considerando-a como algo que acompanha o fluxo do tempo e as mudanças na vida diária, e não, como algo que é construído para ser concluído.