-
Arquitetos: Miguel Pinto Guimarães Arquitetos Associados
- Área: 549 m²
- Ano: 2021
-
Fotografias:Danielle Leite
Descrição enviada pela equipe de projeto. A fachada quebra um paradigma: trabalha com um elemento tradicional, o vidro, de uma maneira diversificada. São prismas posicionados de maneiras diferentes que refletem o azul do céu e o verde das copas das árvores de várias maneiras, dando um surpreendente dinamismo à mesma. Refletem também a multifacetada população de Ipanema, seres urbanos dinâmicos e alegres, que comungam do amor por essa cidade e suas paisagens humana e natural.
Os espaços projetados foram pensados a partir da perspectiva do indivíduo que o habita e para atender às suas mais importantes necessidades, aliando conforto e estética, conjugados com a nossa visão do bem viver.
Localizado em uma região nobre de Ipanema, o edifício é composto de apenas 3 apartamentos, com planta livre para atender as demandas de cada usuário. A flexibilidade das plantas se torna possível uma vez que a estrutura do edifício residencial é periférica, possibilitado pela pequena largura, associada ao apoio feito pela caixa de circulação vertical posicionada no eixo da construção.
O projeto vem para atender a um bairro para pedestres, permeável. Foi projetada uma ampla varanda que funciona como um filtro entre o ambiente social do apartamento e a rua arborizada. A cozinha aberta possibilita ainda a ideia de se ter refeições ao ar livre. Dessa forma, o edifício traz ao morador a boa vivência da arquitetura residencial.