-
Arquitetos: Miguel Pinto Guimarães Arquitetos Associados
- Área: 817 m²
- Ano: 2018
-
Fotografias:André Nazareth, Tuca Reinés
-
Fabricantes: Bisazza, Esquadrias, MAC Móveis, Polar, Realce Mármores, Tecnofeal, Trama Casa
Descrição enviada pela equipe de projeto. A residência MB é parte da busca incessante pela essência da casa brasileira. Num terreno de dimensões limitadas, urbano mas ao mesmo tempo imerso na floresta, a arquitetura funciona como moldura para este cenário. Emoldurada por uma caixa de concreto de formas retas, totalmente voltada para as vistas, à frente o espelho d’água da Lagoa Rodrigo de Freitas, e aos fundos o Cristo e a Floresta da Tijuca, a arquitetura se alonga para delas se beneficiar.
O acesso acontece pelo pavimento social, sala e da cozinha, um nível abaixo da rua, num ambiente composto por uma planta livre que se incorpora também à varanda com portas totalmente retráteis e com a piscina, um elemento que atravessa a casa de ponta a ponta, transformando todo o piso num ambiente completamente integrado entre si e com a natureza. Ao fundo, uma parede de pedra e a iluminação zenital trazem vida e abertura para o exterior equalizando o contato como o entorno natural.
Nos pavimentos superiores estão situados os quartos e no subsolo temos a área de lazer e jardim, também com planta livre para se adaptar aos diferentes usos demandados. Este ambiente conta ainda com uma pista de skate e um container, adaptado para ser o quarto do filho mais velho, sem compartimentar a planta ou perder o ar industrial.
Estrutura, instalações elétricas e hidráulica aparentes reforçam a opção brutalista pela arquitetura sem filtros nem pudores, resultando em uma linguagem industrial sem, no entanto, perder o conforto e aconchego da boa arquitetura residencial.