Descrição enviada pela equipe de projeto. Esta nova instalação arquitetônica criou uma oportunidade para estudantes se reunirem à sombra do principal edifício da Universidade de Londres. Ele é um espaço inspirador e social, um lugar o qual os grupos estão tomando posse, no coração da Universidade.
A Casa do Senado foi projetada em 1929 como o principal edifício e sede da Universidade de Londres. O arquiteto, Charles Holden, descreveu o edifício monumental como um “símbolo da permanência da instituição para além de qualquer indivíduo”. A forma piramidal, o uso de pedra e as aberturas em pequena escala enfatizam a estabilidade do edifício, criando uma imagem poderosa e duradoura para a propriedade em que reside.
A equipe multidisciplinar do BDP foi convidada a projetar um ambiente criativo e social que transformasse o estacionamento no lado oeste da torre central em um espaço social, destacando e valorizando o layout em forma de ferradura da Casa do Senado, continuando sua linguagem simétrica e incentivando a atividade. A estrutura criaria um sentimento de pertencimento e se tornaria um lugar onde os alunos gostariam de estar e descansar com seus colegas.
O resultado é uma estrutura de 7,3 metros de altura que simboliza o dinamismo e o potencial dos alunos e da comunidade universitária em geral. A introdução do alaranjado como cor primária significa oportunidade, e a forma e a flexibilidade dos degraus em estilo espanhol proporcionam uma sensação de palco e presença. O aspecto duplo do espaço acima e abaixo dos degraus permite que os alunos ocupem os ambientes, proporcionando uma extensão da Universidade e um novo coração para reuniões sociais. Ele tornou-se o ponto de referência para todos os eventos sociais e os alunos estão usando o pavilhão como o principal ponto de encontro do campus, como um espaço para comer, relaxar e para celebrar juntos os sucessos. Os níveis foram cuidadosamente dimensionados para criar um cenário para se sentar, conversar e se conectar.
A natureza da estrutura é inerentemente artesanal, há uma lógica cuidadosa para a série de componentes que se encaixam criando os níveis. Muito parecido com as aspirações do arquiteto para a Casa do Senado, o todo é maior que a soma de suas partes, embora cada peça seja celebrada em uma paleta alaranjada e brilhante.
Os materiais foram selecionados tendo em mente a sustentabilidade e a fácil desmontagem. O pavilhão permanecerá no local, como uma estrutura temporária, por no mínimo três anos. Ele foi projetado usando madeira macia C24 e madeira branca europeia com blocos de concreto usados para assentá-lo no terreno. Vigas de aço fornecem uma base nivelada para a estrutura de madeira, e placas de aço são usadas para as conexões e para fácil desmontagem com telas e corrimãos de aço. Floreiras adicionais de madeira são instaladas ao redor da estrutura.