-
Arquitetos: IDIN Architects
- Área: 2290 m²
- Ano: 2022
-
Fotografias:DOF Sky|Ground
Descrição enviada pela equipe de projeto. Keereetara é um restaurante novo, destinado a substituir a sede original localizada nas proximidades. O restaurante tailandês é um dos mais populares e bem-sucedidos em Kanchanaburi, por isso o proprietário decidiu manter o estilo tradicional tailandês refletido no edifício que o conecta aos pratos tailandeses servidos. O lote possui um tamanho reduzido, especialmente quando comparado às funções necessárias de uma grande filial, já que o restaurante precisa ser capaz de abrigar eventos de grande escala, tais como seminários e casamentos.
Isto resultou em uma grande cozinha de serviço de mais de mil metros quadrados para suportar as futuras expansões e as filiais próximas. Não apenas Keereetara tem que abrigar uma grande área de serviços, mas como o local é adjacente ao rio Kwai - também é crucial aproveitar esta vista tanto para as áreas de refeições internas quanto externas.
O processo de projeto partiu da limitação de encontrar o local mais funcional para a maioria dos serviços e a cozinha comercial - que ocupa a maior parte do espaço disponível no primeiro pavimento. Isto em combinação com um pé direito alto resulta em uma grande massa de construção que preenche o espaço e obstrui a vista do rio. O arquiteto, portanto, coloca áreas úteis no segundo pavimento da cozinha e serviços atrás de uma grande escadaria que leva todos os visitantes ao hall de entrada no segundo pavimento.
O foyer se direciona para o salão de banquetes no terceiro pavimento, mas também conduz continuamente os visitantes ao terraço de refeições que foi projetado com níveis alternados que se aproximam gradualmente da margem do rio, resultando em uma área que pode ser separada em vários setores do restaurante. No terceiro pavimento, um salão de banquetes foi inserido para atender funções como seminários ou casamentos. O salão é cercado por uma varanda e uma área de jantar adicional com uma vista mais alta do rio.
Outro ponto importante foi a infusão de "Thainess" em um edifício de grande escala, o que foi um desafio. Tradicionalmente, os edifícios tailandeses de grande escala que abrangem grandes vãos são templos ou palácios. As casas tailandesas são tradicionalmente de pequena escala e muitas vezes são inseridas coletivamente em aglomerados. O arquiteto, portanto, adotou os "sentimentos" e os "sentidos" da arquitetura tailandesa nos espaços úteis para destacar esta atmosfera infusa tailandesa para os usuários, em vez de usar proporções diretas ou elementos decorativos da arquitetura tailandesa.
Esta interpretação resultou em uma grande cobertura de empena curva que também é funcional para o uso do edifício; a crista central é deslocada e centrada ao longo da entrada principal, ligeiramente inclinada para permitir a penetração da luz natural, criando um eixo em um raio de luz em direção ao rio. O lado longo do telhado de empena inclina-se gradualmente para baixo até alcançar o piso, o que aparentemente reduz sua gigantesca escala. Além disso, a cobertura inclinada na margem do rio também funciona como escadaria para os usuários acessarem o bar e o deck da cobertura.