-
Arquitetos: Wallflower Architecture + Design
- Ano: 2022
-
Fabricantes: Cosentino, Ares, Arkos, Bette, Big Ass Fan, FLOS, Gessi, JUNG, Kone, OLIVARI, Villeroy & Boch
Descrição enviada pela equipe de projeto. Há algo especial em um dia tranquilo que desacelera o tempo, evoca memórias de nossa infância despreocupada e nos lembra de nosso passado, quando existiam dias de atemporalidade. No contexto de hoje, no entanto, é cada vez mais difícil esquecer a noção do tempo. Imagine relaxar no jardim e na piscina, sentado sob uma varanda arejada enquanto se protege do quente sol tropical, teletransportando-se de volta para aquele mitológico passado, evocando nossas memórias atemporais.
Situada no final de um tranquilo beco sem saída, a casa procura ser um santuário, ou uma espécie de refúgio, inspirado em uma pausa para a aposentadoria.
Um portão ininterrupto e expansivo na entrada oferece vislumbres da flora e da fauna. A casa gira em torno de um pátio biofílico, com uma bela coleção de árvores Frangipani elegantemente orquestradas em cada andar. Os brises de madeira e a pedra travertino buscam complementar essa composição verde.
A natureza inerente de um pátio central é constantemente amarrar cada espaço ao seu exterior. Ao presentear esses ambientes com abundância de luz natural e vegetação, a esperança é que se possa fazer uma pausa e, possivelmente, evocar a atemporalidade, por meio de memorabilia novamente evocada.
O princípio era fundir a vegetação e os espaços ao ar livre em uma paleta rica e contida de materialidade para criar um equilíbrio entre calor e textura. A porosidade das portas de vidro de altura total suaviza a transição entre interior e exterior e aumenta a abertura de todo o térreo. O espaço, embora generoso e envolvente, estimula uma certa lentidão da mente e do movimento.
Os quartos do segundo nível mantêm sua conexão com o pátio central através dos brises de madeira. Este arranjo resulta em uma sobreposição simples de sólido e vazio, arquitetura e paisagem, entrelaçados harmoniosamente entre si, respeitando as naturezas variadas de cada espaço. Uma subida final na escada com degraus de travertino leva ao escritório privado no topo, protegido pelo terraço da cobertura. O espaço é extremamente discreto, mas captura o melhor da paisagem circundante.
A vida em si é uma forma de equilíbrio, um equilíbrio entre leveza e solidez, abertura e fechamento, presença e atemporalidade. Uma casa cuidadosamente trabalhada tem a capacidade de animar um santuário interno para que seus habitantes possam perder a noção do tempo.