-
Arquitetos: i2a Architects Studio
- Área: 171 m²
- Ano: 2022
-
Fotografias:Running Studios
-
Fabricantes: Asian Paints, Bosch, Europa Locks, Greenlam, Greenply, Hettich, Jaquar, Saint-Gobain, Tile Vetrified Tile
Descrição enviada pela equipe de projeto. A topografia do terreno, os raios do sol e os ventos fortes criaram um parâmetro contextual dominante no qual a casa foi tecida. A "casa de 0 a 150 níveis" é uma resposta ao pedido do cliente de querer uma edificação distinta e funcional. Enraizada na simplicidade e no minimalismo, ela se coloca de forma pronunciada e completamente em harmonia com seu entorno para fornecer ao usuário uma casa que ele possa chamar de lar, esbatendo as fronteiras entre o tangível e o intangível. Apesar do terreno estreito, os espaços internos não comprometeram a circulação da luz e do ar. O projeto também aproveitou a inclinação longitudinal do terreno por meio de uma laje rebaixada seguindo os contornos naturais, criando níveis dentro da casa e, portanto, o nome 0 a 150.
Ao entrar na casa, o visitante é recebido por um pátio interno cuja prolífica folhagem verde é banhada pela luz natural proveniente da claraboia suspensa. Esta faixa verde marca o foco emotivo, conectando visualmente a entrada à sala de estar e à sala de jantar. O escritório voltado para a rua na parte da frente da casa é mantido privado, oferecendo uma entrada separada. O tramado de tijolos com um corpo d'água intermediário na fachada atua como uma parede dupla e cria um espaço entre os ambientes de convivência e a fachada externa. Os níveis e as aberturas criam uma forte conexão visual entre as diferentes unidades. O pequeno pátio que funciona como um espaço de transição no térreo e permanece iluminado durante todo o dia, oferecendo uma sensação de leveza e arejamento. A extremidade noroeste abriga o quarto principal e a cozinha, capturando a luz da manhã.
A casa é revelada através de uma série de escadas flutuantes, escalonadas para abrir espaços de transição em cada nível, proporcionando oportunidades para pausas e encontros casuais. O primeiro andar é composto por 2 quartos com pequenas camas e guarda-roupas integrados.
Os jallis de tijolos são usados como uma tela que envolve os volumes filtrando a luz e mantendo a privacidade, o concreto e as paredes pintadas de branco tornam-se superfícies animadas como resultado da luz filtrada pelas árvores, refletindo as sombras do entorno. As inserções de vidro colorido nas paredes adicionam cores marcantes à paleta de materiais da casa. Este arranjo cria um jogo de luz e sombra nas fachadas. O teto de concreto aparente adiciona uma camada de textura aos espaços internos. O pátio verde, o jardim, os jallis de tijolos e as palafitas - estão todos em harmonia para atingir o objetivo e oferecer os espaços de fuga necessários - tanto visuais quanto físicos. O design interior organizado, fachadas sensíveis ao clima e aberturas permitem muita naturalidade, criando uma calma contemplativa.