-
Arquitetos: Vallribera Arquitectes
- Área: 203 m²
- Ano: 2020
-
Fotografias:José Hevia
Descrição enviada pela equipe de projeto. Fomos contratados por uma família de Mataró. Logo concordamos em uma distribuição em que a área de estar se encontra no térreo: estacionamento para um carro, WC, sala de estar e cozinha-sala de jantar. A área noturna situa-se no primeiro andar: quarto dos pais com banheiro e closet, quartos das crianças ligados ao terraço e um espaço que permite estudar e brincar. A área de trabalho (ou trabalho remoto) e estudo no segundo andar, para toda a família, se abre para um grande terraço. O que tomamos como partido em razão do projeto foram as dimensões do terreno e o seu entorno. Temos uma casa entre muros com uma boa largura (5,25m), mas o terreno é curto. Esta característica faz com que o pátio, uma das peças que confere mais qualidade a uma casa deste tipo, seja muito pequeno. Além disso, as vistas seriam voltadas para um interior excessivamente construído.
O objetivo da distribuição é, além de organizar corretamente os espaços, transformar esse problema da implantação em uma virtude. Imaginamos o pátio como mais um cômodo sem teto. Nele, colocamos a churrasqueira, uma bancada e um simples mecanismo de proteção solar para criar privacidade. O próximo movimento coloca a cozinha / sala de jantar voltada para o pátio, deixando a sala de estar para o interior. Para corrigir a posição da sala na área mais escura, projetamos uma escada de três lances que permite que muita luz entre no centro da casa, atravessando os três andares. Para tirar o máximo partido desta claraboia-escada, as áreas húmidas e de armazenamento (banheiros, cozinha, copa, lavandaria e despensa) são colocadas junto a uma das paredes externas. Essa faixa de serviços se repete em todos os pavimentos, alongada e fixada na mesma parede divisória da churrasqueira e da bancada. Cada andar (primeiro e segundo) recua em relação ao andar inferior para obter terraços que compensam o tamanho do pátio e o liberam da construção. A casa é construída com paredes portantes e lajes unidirecionais de vigas e abóbadas de concreto. As abóbadas ficam visíveis e são pintadas de branco. Queremos que os telhados e terraços pareçam ásperos, grosseiros e pesados. Em vez disso, a escada deve ser leve. Essa escada, a parede do núcleo de serviço e o ladrilho são bons, precisam de um alto grau de atenção aos detalhes.
Em relação ao balanço energético da casa, o envelope é isolado com espessuras de isolamento consideráveis e as pontes térmicas são evitadas. Um sistema de ventilação mecânica com recuperação de calor também é incorporado. Apesar de não realizar os testes e controles de estanqueidade recomendados, o modelo de ganhos e perdas é trabalhado para atingir demandas de aquecimento e resfriamento que atendam ao clássico padrão Passivhaus. A contribuição energética é feita pelo ar em todos os pisos e é a casa conta com um reforço por piso radiante no térreo. Ambos os sistemas se complementam proporcionando o máximo conforto aos habitantes da casa. Terminamos o projeto gratos por ter bons clientes. Verificamos que os Maresme e Mataró são semelhantes aos Vallès e Sabadell. Troque as colinas por riachos, as florestas pelo mar. Mantenha as casas entre as paredes do partido e as pessoas boas.