-
Arquitetos: Vallribera Arquitectes
- Área: 90 m²
- Ano: 2020
-
Fotografias:José Hevia
Descrição enviada pela equipe de projeto. Um casal de Barcelona decide deixar a cidade grande. Eles percebem que uma casa com um pátio na capital está além de suas possibilidades. No Vallès, eles encontram a oportunidade de adequar o projeto e desenhá-lo de acordo com suas necessidades. Eles escolhem uma casa. É uma construção muito simples. Uma casa entre empenas cegas, toda térrea.
A estratégia deste projeto é clara: optou-se por não aumentar o volume construído e conservar o envelope existente, melhorando muito consideravelmente seu desempenho térmico. Como a superfície deveria crescer para atender às necessidades da família, a geometria do telhado, que é muito alta na cumeeira, foi usada para acrescentar um novo mezanino. A partir dessas duas premissas, foi possível projetar uma moradia compacta altamente eficiente em termos de demanda de energia e ajustada ao programa e orçamento dos clientes.
O layout foi condicionado pela volumetria existente, com apenas duas fachadas de um andar. A área de uso diurno, o dormitório dos pais e o banheiro ficaram no térreo. Os quartos das crianças, o banheiro e o escritório, no mezanino. No térreo, o pé direito reduzido sob o mezanino abriga o banheiro e a cozinha, enquanto o quarto e a sala de estar têm pé direito duplo. No térreo, os ambientes foram concentrados onde o teto é mais alto. Em ambas as extremidades, o banheiro e o escritório aberto, que se comunica com a sala de estar. No fundo do pátio, um galpão com uma despensa complementa o programa.
O envoltório da casa foi otimizado para proporcionar o desempenho térmico de uma casa contemporânea. O telhado, as fachadas e o novo piso receberam isolamento. As empenas também receberam isolamento nos dormitórios, mas foram mantidas expostas no restante do térreo, para evitar problemas de capilaridade. O piso de concreto aparente polido proporciona inércia térmica e melhorara a sensação de conforto. As fachadas foram rebocadas com argamassa de cal. A nova estrutura do mezanino tem uma estrutura de vigas metálicas e painéis de madeira OSB. A luz natural é trazida para toda a casa por clarabóias no telhado e uma varanda no pátio. As persianas típicas do Alicante atuam como proteção solar e pérgula.
Estas decisões construtivas orientaram o projeto de interiores. A estrutura metálica foi pintada de azul e as placas de OSB mantidas aparentes. As paredes de tijolo expostas e a estrutura original do telhado contrastam com o novo piso de concreto polido no térreo e o linóleo de borracha no mezanino. Os demais elementos da casa, a escada, a cozinha e os móveis, foram feitos com a mesma madeira do mezanino. Não há nada como as casas entre empenas de Vallès!