-
Arquitetos: Vallribera Arquitectes
- Área: 142 m²
- Ano: 2018
-
Fotografias:José Hevia
Descrição enviada pela equipe de projeto. A particularidade desta casa entre empenas cegas reside na característica estreita de seu terreno (3,80m de largura) com um pátio muito longo. Os clientes, uma família constituída por um casal e seus dois filhos, demandavam o programa padrão para uma família de quatro pessoas. Dentro da volumetria do edifício existente, três dormitórios de dimensões generosas e proporções semelhantes foram planejados. No térreo, de frente para a rua, o quarto do filho mais velho. No primeiro pavimento, dois quartos, um para o casal e outro para o filho mais novo, cada um localizado em uma fachada. A área central foi usada para fazer dois banheiros, tanto o do primeiro andar, quanto do térreo, que também será para os convidados. O volume construído foi ampliado a fim de contemplar cozinha, sala de jantar e jantar de frente para o pátio do jardim, no mesmo nível. Um novo mezanino foi acrescentado sob a cobertura, o que proporciona um espaço multiuso extra, adequado para estudo ou para montar um quarto dormitório. A escada original foi mantida. Não havia necessidade de garagem.
A largura da casa condiciona o layout de tal forma que a disposição das paredes divisórias parece ser uma tradução direta do diagrama do programa de necessidades. Esta simplicidade é compensada pelo trabalho com diferentes alturas e tipos de tetos. Os quartos têm um teto baixo, liso e pintado de branco. As áreas públicas da casa (cozinha - sala de jantar, escada, área de estudo e multiuso) têm tetos altos onde as antigas vigas e abóbadas, também brancas, são visíveis. As áreas ampliadas (sala e banheiro no segundo andar) têm dois novos tetos com vigas e painéis de madeira que dão um contraponto de calor para a casa. No primeiro andar, este jogo de espaços com diferentes alturas adquire sua expressão máxima quando o teto do banheiro e o núcleo da escada, que é muito baixo (2,20m), faz a passagem para o escritório onde o antigo telhado inclinado fica a uma altura de mais de 4,00m. Deste espaço, uma escada de "pintor" leva até o mezanino. O piso cede protagonismo aos tetos e unifica o conjunto com peças de cerâmica rústica. A proteção solar, com persianas alicantinas, especialmente no pátio, buscam o mesmo efeito que a pavimentação. Eles são elementos tradicionais utilizados de forma contemporânea.
O envoltório do edifício é trabalhado para fornecer a espessura necessária de isolamento em fachadas, empenas e coberturas. Foram projetadas as aberturas apropriadas (carpintaria e proteção solar) para controlar ganhos e perdas de energia solar. Elementos de pedra foram estrategicamente utilizados para fornecer inércia, e elementos de madeira para favorecer o controle higrotérmico. Além disso, foram avaliadas as melhores opções para a instalação de sistemas de aquecimento, resfriamento e ventilação. Todas essas estratégias foram previstas com o objetivo de tornar a casa confortável e eficiente em termos energéticos.