-
Arquitetos: IDIN Architects
- Área: 185 m²
- Ano: 2022
-
Fotografias:W-Workspace
Descrição enviada pela equipe de projeto. O conceito do NANA é criar espaços que melhorem a experiência de beber café, onde a bebida se torna o centro das atenções. A expressão arquitetônica do projeto foi simplificada, enquanto o design é alterado para combinar harmoniosamente espaços arquitetônicos com a paisagem e criar uma atmosfera exuberante que atrai os visitantes para longe da movimentada rodovia Bangna-Trad, redirecionando seu foco para o café.
Por meio deste conceito, os limites entre as três práticas: arquitetura, interiores e paisagismo, são esfumaçados - o realismo do exterior e do interior estão conectados. Esses espaços “borrados” criam “áreas indefinidas” onde os enquadramentos do Instagram são naturalmente menos importantes do que a “experiência” do visitante de se deliciar com uma xícara de café de alta qualidade.
Os volume frontais principais procuram continuar a linha da edificação existente que se estende em três elementos onde se situam o bar e os assentos internos. Áreas verdes se infiltram nos vãos entre essas massas e fluem para o interior com o uso de mosaicos de vidro refletindo no teto. A parte frontal do volume existente é renovada como espaço de estar e área de apoio. Os banheiros localizados na parte posterior são projetados como cápsulas independentes, cercadas pela paisagem para maior privacidade.
Todos os volumes são pensados para serem simples e funcionais, e essa simplicidade continua no design do interior, onde o foco principal ainda gira em torno da experiência de beber café. Os balcões contornam o perímetro da sala para direcionar a atenção dos clientes para o café. Eles apresentam superfícies com contornos irregulares, o que faz com que o cliente direcione a sua concentração ao café e à experiência de degustá-lo.
O balcão também teve seu tamanho dobrado devido ao “distanciamento social” e, ao mesmo tempo, referindo-se a cordilheira do norte, onde os grãos de café são cultivados. Outros elementos, como sinalização, também são projetados com base nesse conceito de “concentração”, enquanto a sinalização típica quer chamar a atenção, a sinalização do NANA é projetada para conter detalhes ocultos que são revelados aos poucos.