![Apartamento Consolação / Marê Arquitetura - Fotografia de Interiores, Mesa, Cadeira](https://images.adsttc.com/media/images/63bd/cacc/a9f4/9f1a/7c4e/63dc/medium_jpg/ape-consolacao-mare-arquitetura_8.jpg?1673382633)
-
Arquitetos: Marê Arquitetura
- Área: 65 m²
- Ano: 2021
-
Fotografias:Julia Ribeiro
-
Fabricantes: Ceral, Eliane
![Apartamento Consolação / Marê Arquitetura - Fotografia de Interiores, Mesa, Sofá, Prateleira, Cadeira](https://images.adsttc.com/media/images/63bd/cacf/a9f4/9f1a/7c4e/63de/newsletter/ape-consolacao-mare-arquitetura_9.jpg?1673382635)
Descrição enviada pela equipe de projeto. O cliente desejava um espaço com móveis garimpados e atmosfera vintage, por isso a proposta do estilo retrô e contemporâneo, com ar de tropicalismo brasileiro. Como partido projetual, foi optado pelo mínimo de intervenção física, a fim de reutilizar materiais e minimizar o desperdício.
![Apartamento Consolação / Marê Arquitetura - Fotografia de Interiores, Sala de Jantar, Mesa, Cadeira](https://images.adsttc.com/media/images/63bd/cacf/7af0/cb01/70b5/c08a/newsletter/ape-consolacao-mare-arquitetura_11.jpg?1673382626)
![Apartamento Consolação / Marê Arquitetura - Fotografia de Interiores, Cozinha, Bancada, Mesa, Cadeira](https://images.adsttc.com/media/images/63bd/cac9/7af0/cb01/70b5/c084/newsletter/ape-consolacao-mare-arquitetura_18.jpg?1673382622)
Dentre as soluções, a porta-luminária - suspensa por cabos e correntes de aço no teto da sala de estar - é o elemento de destaque, original e funcional. Era uma porta da área de serviço, que, quando unificada com a cozinha, ficou sem uso. Com o desejo de deixar os objetos sempre à mão, foram desenhados nichos, prateleiras, e painéis de pegboard. Na cozinha, armários fechados apenas na parte inferior da bancada - o restante das áreas de armazenamento é um jogo de prateleiras e nichos.
![Apartamento Consolação / Marê Arquitetura - Fotografia de Interiores, Cozinha, Prateleira, Bancada](https://images.adsttc.com/media/images/63bd/cacb/a9f4/9f1a/7c4e/63db/medium_jpg/ape-consolacao-mare-arquitetura_13.jpg?1673382622)
![Apartamento Consolação / Marê Arquitetura - Fotografia de Interiores, Cozinha, Cadeira](https://images.adsttc.com/media/images/63bd/cace/7af0/cb01/70b5/c088/medium_jpg/ape-consolacao-mare-arquitetura_16.jpg?1673382650)
![Apartamento Consolação / Marê Arquitetura - Fotografia de Interiores, Cozinha, Bancada](https://images.adsttc.com/media/images/63bd/cacf/7af0/cb5f/6ce4/bbd2/medium_jpg/ape-consolacao-mare-arquitetura_15.jpg?1673382668)
A materialidade da marcenaria também reflete o conceito do projeto: pouco rebuscamento, simplicidade e requinte. Para atender tal expectativa, foi escolhido o compensado cru, com sua neutralidade, aspecto rústico e natural. Para os acabamentos, destacam-se a paleta de cores fortes e diversificadas - azul para o quarto, transmitindo calma e serenidade, um amarelo vivo e alegre para sala, refletindo a personalidade do cliente; a paginação de piso dinâmica misturando porcelanato de base cinza e as bordas em caquinho branco; o caquinho azul da cozinha; e o granilite verde harmonioso do banheiro.
![Apartamento Consolação / Marê Arquitetura - Fotografia de Interiores, Cozinha, Cadeira, Janela](https://images.adsttc.com/media/images/63bd/cacf/a9f4/9f73/f17d/2753/medium_jpg/ape-consolacao-mare-arquitetura_17.jpg?1673382668)
![Apartamento Consolação / Marê Arquitetura - Imagem 24 de 25](https://images.adsttc.com/media/images/63bd/cabd/a9f4/9f1a/7c4e/63d7/medium_jpg/mare-ape-consolacao-planta-layout-2.jpg?1673382613)
No banheiro foram aproveitados elementos já existentes, como a faixa de parede cujo revestimento foi removido, e pintada por cima com tinta epóxi. Para a marcenaria, um desenho com aspirações retrô, unindo elementos como madeira escura, abaulamento das bordas, e a pedra em branco pitaya, buscando refinamento e delicadeza. Por fim, o luminotécnico em condulete metálico aparente, garantindo o ar contemporâneo desejado.
![Apartamento Consolação / Marê Arquitetura - Fotografia de Interiores, Banheiro, Pia](https://images.adsttc.com/media/images/63bd/cacd/7af0/cb5f/6ce4/bbd1/medium_jpg/ape-consolacao-mare-arquitetura_1.jpg?1673382634)
Na cozinha, a mistura de cores e texturas é o que chama atenção, trazendo ludicidade e vivacidade. A divisória em cobogó, ao lado da geladeira, separa fisicamente e garante a conexão visual para a sala através de seus recortes circulares, relacionando-se com as placas de pegboard. Para a bancada do fogão, adota-se projeto de serralheria com o aço galvanizado.
![Apartamento Consolação / Marê Arquitetura - Fotografia de Interiores, Sala de Jantar, Mesa, Cadeira, Prateleira](https://images.adsttc.com/media/images/63bd/cacd/7af0/cb01/70b5/c086/newsletter/ape-consolacao-mare-arquitetura_10.jpg?1673382624)