-
Arquitetos: Francisco Cadau Oficina de Arquitectura
- Área: 185 m²
- Ano: 2013
-
Fotografias:Gustavo Sosa Pinilla
-
Fabricantes: Aluar, Blangino, Cincalum, ETC, Eskabe, FV, Faplac, Murvi, Steel home, Volcan, ferrum
Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto transforma uma residência do início dos anos 70 em uma moradia multi-familiar com 4 unidades funcionais. A proposta recupera o princípio tectônico-material das casas tradicionais guardabarreras, organizando a ampliação através da montagem de uma estrutura leve em cima da construção sólida existente.
Uma viga-assento de concreto armado resolve, como um coroamento, a transição entre o existente e o novo, limitando o desenvolvimento do andar superior e introduzindo a proporção característica das casas tradicionais onde a presença da parede predomina sobre o acabamento leve.
A estrutura metálica do pavimento superior suporta o leve telhado duplo borboleta que orienta os espaços para a área externa. O fechamento perimetral se da a partir da alternância entre janelas de alumínio natural e painéis de chapa metálica sinusoidal galvanizada.
O ritmo regular da parte superior se estende ao existente através da reorganização de novas aberturas na alvenaria perimetral da construção. Esta coordenação vertical é acentuada pelas venezianas de chapa perfurada e pelos toldos de lona verde, que introduzem continuidades cromáticas entre os dois níveis e fazem referência às cores tradicionais das construções ferroviárias.
Os revestimentos - placas de tijolo vermelho, granitos rústicos e concreto de pedra lavada - reforçam o caráter tectônico e terroso do térreo ao mesmo tempo em que enfatizam o contraste de cores e texturas com a paleta lisa e fria da parte superior, caracterizada pelo alumínio e o zinco, que com seus tons cinza e azul claro aludem a uma condição leve e aérea.